Conasems participa da cerimônia de encerramento APS Forte no SUS no combate à Covid-19 - CONASEMS
voltar

Atenção Básica | 19/07/2021

Conasems participa da cerimônia de encerramento APS Forte no SUS no combate à Covid-19

O Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil se reuniram na última sexta-feira (16) para apresentar os 19 autores das experiências de excelência selecionadas pela iniciativa “APSForte no SUS – no combate à pandemia de Covid-19”. A cerimônia ocorreu por videoconferência e marcou o encerramento da atividade lançada em maio de 2020, com o objetivo de identificar e dar visibilidade a experiências exitosas da Atenção Primária à Saúde (APS) no enfrentamento da pandemia. 

Participaram da cerimônia a representante da Opas-OMS no Brasil, Socorro Gross, o secretário da Atenção Primária do Ministério da Saúde (Saps), Raphael Câmara, a diretora do Departamento de Saúde da Família (Desf), Renata Maria de Oliveira Costa, e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Em nome do Conasems, o assessor Rodrigo Lacerda, parabenizou todos os profissionais do SUS pelo trabalho realizado em prol da saúde da população brasileira. “A pandemia nos deixa um forte reconhecimento da importância do Sistema Único de Saúde para o Brasil. A Atenção Básica mostra sua resiliência ao se renovar e se readequar para enfrentar essa pandemia e todos os trabalhadores têm dado conta do recado. Reconhecemos o trabalho de todos na linha de frente e sua importância para todos os cidadãos brasileiros”, disse. 

Rodrigo parabenizou aos responsáveis pelos trabalhos de excelência e todos os 1.471 participantes da iniciativa. “Nestes 19 trabalhos de excelência e em todos os trabalhos apresentados, vocês nos mostram também como podemos dar apoio para que vocês desenvolvam esses cuidados em prol da sociedade. Queremos cumprimentar a todos que participaram e a todos os trabalhadores e trabalhadoras que estão neste momento na linha de frente para cuidar da melhor maneira possível da nossa população”, disse. 

O assessor também ressaltou a importância da iniciativa APS Forte no SUS e também da Mostra Brasil aqui tem SUS no papel de retratar experiências exitosas do Sistema Único de Saúde em todo Brasil.  “A parceria da Mostra Brasil aqui tem SUS com a APS Forte gera visibilidade para que a Atenção Básica mostre o seu tamanho e sua importância. Além de mostrar cada vez a capacidade do SUS e da sua capilaridade”, comemorou. 

E-Book APS Forte no SUS – no combate à pandemia de Covid-19

Prêmio APS Forte 

Foram analisados 1.631 relatos de práticas desenvolvidas por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa também concede certificados de menção honrosa para 261 experiências finalistas (confira aqui). Essa seleção aponta um grupo de municípios com alta motivação e sensibilidade sobre o papel e a responsabilidade da Atenção Primária na resposta à pandemia.

No decorrer de 2020, a iniciativa promoveu o intercâmbio de conhecimento e vivências entre os profissionais da APS que participaram de 12 debates virtuais e divulgaram os relatos de práticas no combate à covid-19 no repositório ancorado no Portal da Inovação na Gestão do SUS (www.apsredes.org). Na cerimônia, também será lançado o e-book NavegadorSUS-APS Forte no SUS, com o registro das práticas selecionadas, por meio de depoimentos em vídeo e fotografias dos autores e usuários envolvidos.

Confira na íntegra:

 

Compartilhar