Conares conta com participação do ministro e secretários do Ministério da Saúde - CONASEMS
voltar

Gestão | 25/11/2021

Conares conta com participação do ministro e secretários do Ministério da Saúde

O Conselho Nacional de Representantes Estaduais (Conares) se reuniu nesta terça (23) e quarta (24), em Brasília. O segundo dia do encontro contou com a presença do ministro Marcelo Queiroga e secretários do Ministério da Saúde. A vacinação contra Covid-19, leitos e o Programa Previne Brasil foram alguns destaques da reunião. Apresentações sobre a Rede Colaborativa, Ser Gestor e ImunizaSUS também fizeram parte da pauta. 

O ministro da saúde enfatizou o trabalho exitoso dos profissionais de saúde nas ações de imunização contra a Covid. “Se alguém tinha dúvida que o SUS é forte, agora, com as altas taxas de vacinação que estamos alcançando, não existem mais dúvidas. A capilaridade do sistema mostrou que o SUS é capaz”, Queiroga também destacou a necessidade dos gestores e profissionais se empenharem no convencimento da população para complementarem o esquema vacinal.  “Estamos indo bem, com mais leitos disponíveis, porém, não podemos achar que a batalha está vencida, precisamos de mais vacinados e não é na base da briga que vamos conseguir, é no diálogo”. 

Em relação aos leitos, o secretário de Atenção Especializada, Sergio Okane acenou positivamente em relação a incorporação de cerca de 5 mil leitos ao SUS, como solicitado em ofício entre pelo Conasems e Conass na CIT de outubro. “Vamos incorporar esses leitos para atender o vazio assistencial que existe hoje no Brasil. Durante a pandemia vários municípios fizeram um esforço para abrir leitos, não faz sentido não manter um quantitativo necessário para melhorar a qualidade dos serviços após a pandemia”. 

O secretário executivo, Rodrigo Cruz, comentou sobre o reajuste no custeio federal em relação aos leitos: “O último ajuste de valores foi feito em 2008. Caso a PEC dos precatórios for aprovada, acredito que a gente vai conseguir fazer esse aumento”. 

O presidente do Conasems, Wilames Freire, comentou sobre os esforços dos três entes. “A política de saúde é tripartite e de forma integrada estamos aqui para colocá-la em prática com muito diálogo e pactuações que vão fortalecer o sistema cada vez mais”. 

A Secretaria de Atenção Primária à Saúde apresentou informações sobre programas e ações relacionados à Atenção primária nos municípios, principalmente em relação ao Previne Brasil. “A atenção primária é uma prioridade, solicitamos 1 bilhão e meio de reais por ano e estamos correndo atrás desse recurso”, afirmou o secretário Rafael Câmara, durante a reunião. A SAPS também comentou sobre o edital Médicos pelo Brasil, “Vamos definir os critérios para realocação de médicos principalmente norte e nordeste”. (Confira aqui a apresentação feita pela SAPS)

Confira as apresentações:
– Pactuação de medicamentos – Assistência Farmacêutica 
Grade de Programação do Canal TV Mais CONASEMS
– Projeto ImunizaSUS 
– Projeto Rede Colaborativa
Rede Colaborativa – Apresentação COSEMS Alagoas 

Confira a galeria de fotos do evento do Conasems

Confira a galeria de fotos do Ministério da Saúde

 

Compartilhar