SMS de Sumaré realiza Curso de Aperfeiçoamento sobre Tabagismo - CONASEMS
voltar

Gestão | 04/11/2010

SMS de Sumaré realiza Curso de Aperfeiçoamento sobre Tabagismo

mulher-fumando-cigarro-tabagismo-1282835229171_300x230
mulher-fumando-cigarro-tabagismo-1282835229171_300x230Com o objetivo de capacitar profissionais da saúde na abordagem e tratamento do tabagismo, a Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré realizará o 1º Curso de Aperfeiçoamento em Tabagismo. A capacitação acontecerá nos dias 08 e 09 de novembro na Faculdade Anhanguera, Avenida Eugênia Biancalana Duarte, nº 501, Jardim Primavera. Participarão do curso os gerentes, no mínimo um médico e mais um profissional de nível superior e de nível médio de cada unidade de Saúde do Município.

“O conteúdo do curso destina-se a todos os participantes das equipes de saúde, podendo desenvolver programas de prevenção, controle e tratamento do tabagismo. Gostaria de destacar a importância da presença dos médicos devido ao caráter medicamentoso do tratamento”, explicou a médica coordenadora do Programa Municipal de Controle de Tabagismo, Catarina Bezerra de Oliveira.

No primeiro dia de curso, das 13h às 17h, os participantes terão palestras sobre: “Tabagismo – Epidemiologia e protocolo de tratamento”, ministrada pela médica Catarina Bezerra Oliveira; “Terapia Medicamentosa”, com a médica da Unicamp Renata Cruz Azevedo. A psicóloga do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) de Sumaré, Camila Ribeiro Coelho, fará uma explanação sobre “Tratamento em Grupos”. Ainda sobre tratamentos em grupos, integrantes do grupo ASPA (Ambulatório de Substâncias Psicoativas) falarão sobre suas experiências da Unicamp.

Já na terça-feira (dia 09), a capacitação acontecerá das 8 às 12h e contará com a mesma programação. Lembrando que os médicos participantes da capacitação deverão dar preferência para o primeiro dia de curso, devido ao conteúdo medicamentoso a ser abordado nessa data.

Imagem meramente ilustrativa
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sumaré 

Compartilhar