Coleta itinerante do Hemoal chega a Coruripe nesta terça - CONASEMS
voltar

Gestão | 18/01/2011

Coleta itinerante do Hemoal chega a Coruripe nesta terça

Hemoal-300x225
Hemoal-300x225Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta itinerante de sangue em Coruripe nesta terça-feira (18). A ação, que acontece das 8h às 16h, na Praça Central do município, contará com a unidade móvel do órgão, com o intuito de atender com agilidade e comodidade aos voluntários que não podem se deslocar até Maceió.

Por meio da coleta externa, a direção do Hemoal espera estabilizar o estoque de sangue do órgão, que está com deficiência das tipagens A, B, O negativas, além de A e B positivas. Durante a coleta itinerante, os voluntários poderão tirar dúvidas com uma assistente social e, antes de terem o sangue coletado, passarão por uma triagem médica.

“Nosso objetivo é facilitar a doação para os voluntários, já que muitas pessoas não dispõem de tempo para se deslocar até o Hemoal, em Maceió, ou ao Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar)”, informou a diretora do órgão, Verônica Guedes. Ela relembrou que o atendimento nas duas unidades acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h ao meio dia.

Para se candidatar à doação, o voluntário deve ter idade superior a 18 anos, peso igual ou superior a 50 kg e comparecer ao local de doação portando um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde (MS). Além destes pré-requisitos, ele não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 10 anos, hepatite. Já as gestantes e lactantes não podem doar sangue e deve ser respeitado um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres, caso desejem se candidatar à doação novamente.


Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Alagoas 

Compartilhar