CNS realiza seminário sobre Atenção Primária em Saúde e relações público-privado no SUS - CONASEMS
voltar

Gestão | 05/11/2010

CNS realiza seminário sobre Atenção Primária em Saúde e relações público-privado no SUS

0_1261509861.0809
0_1261509861.0809O Conselho Nacional de Saúde (CNS) promoverá, no período de 8 a 11 de novembro, no Hotel Nacional, em Brasília, o Seminário Nacional de Atenção Primária em Saúde e sobre as Relações Público-Privado no SUS. Serão dois dias dedicados aos debates e apresentações sobre atenção primária em saúde no Brasil e outros dois para o tema relações público e privado no Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo do evento é realizar um diagnóstico da atenção primária em saúde no Brasil, identificando suas possibilidades enquanto rede de atuação prioritária na promoção e prevenção à saúde, bem como avaliar o processo de participação do setor privado no Sistema Único de Saúde.

A realidade mostra que temos excelentes experiências ligadas à prevenção como são os casos da estratégia Saúde da Família, o Programa Nacional de Imunização e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde e de Controle de Endemias. No entanto, ainda há graves distorções na execução das ações o que gera comprometimento e falta de sintonia entre os programas e a estruturação da rede de atenção primária à saúde.

Sobre a participação do setor privado no Sistema, a legislação prevê essa possibilidade, desde que de forma complementar e especificamente em situações em que o ente público não tenha, excepcionalmente, condições de prover, por meio das suas próprias condições, o atendimento da população sob a sua responsabilidade. Contudo, o cenário atual aponta para uma absoluta inversão desta regra legal. Desta forma, a realização dos seminários é imprescindível para o aprofundamento do debate em torno da atenção primária à saúde e sobre a relação público-privado no SUS.

A programação contará com representantes do CNS, do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Controladoria Geral da União e especialistas da área.

Mais informações e a programação completa em www.conselho.saude.gov.br

Serviço
Seminário Nacional de Atenção Primária em Saúde e sobre as Relações Público-Privado no SUS
Data: 8 a 11 de novembro de 2010
Local: Hotel Nacional – Setor Hoteleiro Sul – Quadra 01 – Bloco A – Brasília, DF

Contatos:
Conselho Nacional de Saúde – (61) 3315-3576/2560
Verbena Melo (jornalista) – (61) 9221-6465

Compartilhar