CIT: Vacinação e pesquisa Vigitel são destaques da reunião - CONASEMS
voltar

Gestão | 25/07/2019

CIT: Vacinação e pesquisa Vigitel são destaques da reunião

A Comissão Intergestores Tripartite (CIT) se reuniu nesta quinta-feira (25), em Brasília. No encontro, foram divulgados os resultados da Pesquisa Vigitel, o resultado da Campanha de vacinação contra a gripe e informes da Secretaria de Vigilância em Saúde. A 6ª CIT do ano foi a primeira para a nova diretoria do Conasems, eleita durante o XXXV Congresso Conasems. 

Wilames Freire, novo presidente da entidade, foi cumprimentado por representantes do Conass e Ministério da Saúde pela vitória na eleição. “Desejo sucesso na sua nova função e sabemos que manteremos o mesmo nível de entendimento e respeito entre as três esferas de governo. Conquistamos avanços significativos e isso tem muito a ver com a atuação do Mauro Junqueira porque ele sempre foi propositivo e reivindicando o que era de sua responsabilidade”, declarou o secretário executivo do MS, João Gabbardo. Na reunião foi exibido o video que sintetizou a cobertura do Congresso Conasems.

 

Imunização contra influenza, vacina pentavalente e estoque de soro

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza alcançou 62,7 milhões de brasileiros. Das 438 microregiões de saúde do país, apenas 6 tiveram cobertura abaixo de 80%. “Gostaria de cumprimentar publicamente as equipes de vacinação dos 5.570 municípios do país que se desdobraram para conseguir um índice geral excelente. Aproveito para pontuar que precisamos melhorar nossa comunicação para atingirmos melhor o público nas redes sociais, por exemplo, e facilitarmos a execução do trabalho na ponta”, comentou Wilames. 

“Seria interessante que tivéssemos informações sobre a mortalidade por doenças respiratórias e redução da taxa de internação no levantamento sobre a imunização contra influenza porque esses dados são reflexo de uma ótima campanha que todos nós fizemos”, pontuou o diretor administrativo do Conasems e presidente do Cosems/SP, José Eduardo Fogolin. 

Em se tratando da falta de soros nas unidades de saúde de todo o país, o Ministério da Saúde esclareceu que firmou parceria com o Instituto Butantã para que, a partir de agosto, seja feita a entrega de 56.939 soros de tipos diferentes. 

 

Pesquisa Vigitel

Os resultados da Pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2018 foram divulgados durante a reunião. Realizada anualmente pelo Ministério da Saúde por meio de entrevistas telefônicas, foram entrevistadas 52.395 pessoas com mais de 18 anos nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. Entre os dados que merecem maior destaque, estão o aumento da obesidade no Brasil, que chega a atingir 20% da população adulta, e o aumento de 42,% de consumo abusivo de álcool (ingestão de quatro ou mais doses entre as mulheres e cinco ou mais doses entre os homens, em uma mesma ocasião, nos últimos 30 dias) por mulheres. 

“Se tratando de obesidade, no ano passado foram registradas 12.438 internações por obesidade, ocupando o 4º lugar entre internações por causas endócrinas e metabólicas. O estudo também concluiu que a obesidade é mais comum em pessoas que tenham entre 25 e 34 anos e com baixa escolaridade”, explicou o secretário da SVS, Wanderson Oliveira. Apesar da piora desses índices, a pesquisa mostrou que o brasileiro tem se alimentado melhor e praticado exercícios físicos com mais frequência. A pesquisa telefônica identificou que, entre 2008 e 2018, cresceu de 20% para 23,1% a quantidade de brasileiros que consomem cinco porções diárias de frutas e hortaliças pelo menos cinco vezes por semana, conforme recomenda a OMS. 

Clique aqui para assistir na íntegra a transmissão da 6ª reunião da Comissão Intergestores Tripartite de 2019.

Acesse as apresentações feitas durante a reunião. 

 

Comissão Intergestores Tripartite - CIT julho
Compartilhar