voltar

Gestão | 30/07/2020

CIT debate pautas relacionadas a Covid-19 e comemora avanço dos números do Previne Brasil

A reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) deste mês foi realizada nesta quinta-feira (30). Representantes do Conasems, Conass e Ministério da Saúde discutiram, dentre outros temas, pautas relacionadas a Covid-19 no país e avanço dos números do Previne Brasil. 

O secretário executivo do Conasems, Mauro Junqueira, ressaltou os números do Previne Brasil. “Em um momento de pandemia e tantas notícias ruins temos que comemorar bons resultados como esse, conseguimos mais de 20 milhões de pessoas cadastradas pela informatização de UBS. Isso é resultado de ações feitas de tripartite. Acredito que sem uma atenção primária forte o país estaria enfrentando ainda mais dificuldades”. 

Fernando Cupertino, do Conass, complementou a fala reforçando a parceria tripartite. “Conass e Conasems deram as mãos nesse propósito de fortalecimento da Atenção Primária. Fizemos em conjunto o Guia de Enfrentamento à Covid-19 para que medidas precoces sejam tomadas” 

Confira outros temas discutidos e apresentações realizadas durante a reunião:

Quadro Brasil das habilitações de Leitos COVID-19 e Leitos UTI COVID-19 – SAES/MS (Adriana Melo Teixeira – Diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência)

Painel epidemiológico COVID-19 – SVS/MS (Arnaldo Medeiros – Secretário de Vigilância em Saúde)

Monitoramento da aquisição e distribuição de fármacos no âmbito da COVID-19 – SCTIE/MS (Sandra de Castro Barros – Diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos) 

Atualização da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT) – SVS/MS. (Karla Baêta – Coordenadora Geral de Saúde do Trabalhador – DSASTE). 

Portaria GM/MS nº 1.812/2020, que institui, para o exercício de 2020, incentivo financeiro de custeio, aos Estados e ao Distrito Federal, para o aprimoramento das ações de gestão, planejamento e regionalização da saúde – SE/MS (Reginaldo Ramos Machado – Diretor do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa)

Ofício no 024/2020 – CIB/AM: manutenção do repasse dos valores referentes aos recursos do Piso Fixo de Vigilância em Saúde do Amazonas, e novo prazo para o envio da proposta definitiva do Estado até novembro de 2020 – SVS/MS (Arnaldo Medeiros – Secretário de Vigilância em Saúde)

Comitê Gestor do ProadiSUS – SE/MS (Carla Rubia Florêncio Tardivo – Coordenadora Geral de Programas e Projetos de Cooperação Técnica – DESID). 

Integração das informações relacionadas à COVID-19, oriundas dos Sistemas de Informação de Vigilância e Assistência – SVS/MS (Eduardo Macário – Diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças não Transmissíveis. DGIP/SE/MS)

Situação do diagnóstico laboratorial de COVID-19 – SVS/MS (Arnaldo Medeiros – Secretário de Vigilância em Saúde) 

Nota Técnica das Equipes de Agentes Comunitários de Saúde – SAPS/MS. (Raphael Câmara Medeiros Parente – Secretário de Atenção Primária à Saúde) 

Portaria que suspende por 90 (noventa) dias, a contar de 1º de julho do corrente ano, a obrigatoriedade da manutenção das metas quantitativas e qualitativas contratualizadas pelos prestadores de serviço de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) – SAES/MS (Luiz Otávio Franco Duarte – Secretário de Atenção Especializada à Saúde)

Confira o vídeo da transmissão ao vivo: