CIT: Conasems alerta sobre medicamentos injetáveis que correm risco de desabastecimento no país - CONASEMS
voltar

Gestão | 24/03/2022

CIT: Conasems alerta sobre medicamentos injetáveis que correm risco de desabastecimento no país

A reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de março aconteceu nesta quinta-feira (24). Foram apresentados os dados atualizados da vacinação contra Covid-19 no país e o cenário atual da doença. Além disso, o Consaems alertou sobre a a falta de alguns medicamentos injetáveis e o risco de desabastecimento em vários municípios do país, tema do ofício enviado pelo Conasems ao Ministério da Saúde.

O início da reunião foi marcada pelo discurso do novo presidente do Conass, o secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, eleito por unanimidade em assembleia realizada pelo Conass nesta quarta-feira (23). Também esteve presente na reunião, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, que foi recentemente reeleito pelo CNS. 

Falta de medicamentos

O presidente do Conasems comentou sobre a constante reclamação da falta de alguns medicamentos injetáveis em diversos municípios do país. “Enviamos um ofício ao Ministério, mas gostaria de reforçar. Nós fizemos uma consulta a 23 COSEMS que relataram falta de três medicamentos específicos: Dipirona injetável, Ocitocina e Neostigmina. Sabemos das dificuldades com o mercado, porém, queremos informar sobre a nossa preocupação com esse desabastecimento”. 

Cenário Covid-19

A Secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, apresentou os dados atualizados da vacinação contra a Covid-19. Segundo ela, os dados são satisfatórios, porém, é importante que as pessoas retornem para completar o esquema vacinal. “Hoje nós temos mais de 59 milhões de pessoas sem a dose de reforço e que já poderiam ter tomado a vacina. Pedimos para que os gestores municipais e estaduais continuem as campanhas para que a população esteja devidamente protegida”. 

Apresentações:

Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Covid-19 – SECOVID/MS

Painel epidemiológico da Covid-19 – SVS/MS

Efetivação da oferta das canetas de insulina humana NPH e regular no SUS – SCTIE/MS

Assista a reunião na íntegra: 

 

Compartilhar