voltar

Congresso Virtual | 31/07/2020

CineSUS: novo webdoc será lançado em sessão comentada no dia 7 de agosto

No dia 24 de julho, o #CineSUS teve sua estreia na programação do I Congresso Virtual do Conasems. A exibição do episódio “Copinho do Amor”, da websérie Brasil, aqui tem SUS, contou com a audiência de mais de 600 pessoas ao vivo e contou a história de um projeto muito especial desenvolvido no município de Macapá-AP. Se você ainda não assistiu o vídeo, confira abaixo: 

 

Durante todo o Congresso Virtual, o #CineSUS vai levar até os espectadores histórias emocionantes de projetos premiados na 16ª Mostra Brasil, aqui tem SUS e os vídeos da série #AedesNaMira por meio de watch parties, onde, virtualmente, os documentários vão contar com uma estréia comentada, com debates ao vivo com os autores e participações especiais.

Na sexta-feira, dia 7 de agosto às 14:30h, será lançado o episódio “Criando Asas”, experiência exitosa do município de Tobias Barreto-SE premiado na última edição da Mostra Brasil, aqui tem SUS. O projeto é voltado para o desenvolvimento da autonomia de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais e também para o acolhimento das famílias deles. O atendimento multiprofissional é oferecido pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que conta com nutricionista, psicóloga, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga e assistente social. 

Metade das crianças atendidas pelo projeto têm Transtorno do Espectro do Autismo, 30% têm paralisia cerebral, e as outras têm Síndrome de Down ou microcefalia. Os pacientes chegam até o projeto depois de atendimento com enfermeiro ou médico da microárea onde moram e, após avaliação, são encaminhados para os profissionais competentes. Cada criança e adolescente faz acompanhamento semanal ou quinzenal com a equipe. 

A coordenadora do NASF e autora do projeto, Verônica Lemos, a secretária municipal de saúde de Tobias Barreto-SE Emanuelly Hora e a professora associada da Universidade de Brasília e coordenadora do Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde (ECOS/UnB), Valéria Mendonça, serão as convidadas especiais da live de estreia do “Criando Asas”. 

 

Serviço 

Estreia do episódio “Criando Asas” da websérie Brasil, aqui tem SUS

Quando: 7 de agosto às 14:30h

Onde: Canal do Conasems no YouTube