Cetic.br realizará pesquisa sobre o uso de tecnologias em estabelecimentos de saúde - CONASEMS
voltar

Gestão | 02/03/2021

Cetic.br realizará pesquisa sobre o uso de tecnologias em estabelecimentos de saúde

Pelo oitavo ano consecutivo, o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação – Cetic.br realizará a Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos estabelecimentos de saúde brasileiros, ou simplesmente, pesquisa TIC Saúde. Desde 2013, anualmente, entrevistadores entram em contato com os responsáveis pelos estabelecimentos de saúde para realizar entrevistas sobre o acesso, o uso e a apropriação das tecnologias.

O objetivo principal do projeto é fornecer dados que possam embasar políticas públicas de disponibilidade de tecnologia nos estabelecimentos de saúde como uso de computador e Internet, qualidade de conexão à Internet, uso de sistemas eletrônicos para registro das informações dos pacientes e telessaúde.

Foram sorteados mais de 12.000 estabelecimentos de saúde públicos e privados de todo o Brasil, por meio Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O contato com os estabelecimentos é realizado pelo instituto de pesquisas Ibope Inteligência e ocorrerá entre os meses de fevereiro e junho de 2021. As entrevistas ocorrerão via contato telefônico, apresentando uma duração média de 20 minutos para cada entrevistado. Caso seja de interesse, o entrevistado pode solicitar um link a ser encaminhado para o seu e-mail e responder o questionário via Internet.

A pesquisa conta com a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e está em conformidade com os parâmetros éticos para pesquisas no setor da saúde. E também que as informações fornecidas pelos estabelecimentos são sigilosas, respeitando os protocolos de ética na realização de pesquisas (lei número 22/2008 de 13 de maio de 2008, artigo sexto “Segredo Estatístico”) e os dados por estabelecimentos não serão divulgados.

Acesse os resultados das coletas dos anos anteriores no link: http://cetic.br/pesquisa/saude/indicadores Tire suas dúvidas também por meio do FAQ da pesquisa: http://cetic.br/pesquisa/saude/faq

Clique aqui para acessar os resultados da TIC Saúde 2019.

Tendo em vista a relevância desse projeto para saúde digital, o Cetic.br e os apoiadores agradecem antecipadamente a sua colaboração.

Compartilhar