Carreta da Saúde da Mulher conseguem detectar e tratar 48 casos de câncer em Taubaté (SP) - CONASEMS
voltar

Gestão | 10/12/2010

Carreta da Saúde da Mulher conseguem detectar e tratar 48 casos de câncer em Taubaté (SP)

carreta_no_so_gonalo_2
carreta_no_so_gonalo_2Desde a sua implantação, na primeira gestão do prefeito Roberto Peixoto, até o 3º trimestre de 2010, através de exames de mamografia realizados na Carreta, 48 mulheres tiveram confirmados o diagnóstico de câncer de mama, recebendo tratamento a tempo de salvarem suas vidas.

A Carreta da Saúde da Mulher encerra o ano de 2010 com 28.805 mil atendimentos realizados desde sua implantação. Desde total, 14.831 de Prevenção do Câncer Ginecológico e 13.974 foram exames de mamografia.

Só no ano de 2010 a carreta realizou 2.137 exames de mamografia e 2.684 preventivos, totalizando 4.821 atendimentos, com a previsão de encerrar o ano com mais de 5 mil atendimentos em 2010.

A carreta da Saúde da Mulher percorre os bairros da cidade, realizando exames de mamografia e preventivo do câncer do colo do útero que são agendados na própria carreta, facilitando a realização de exames preventivos dos tipos de câncer mais comuns entre as mulheres.
Os resultados dos exames ficam disponíveis a paciente no departamento de saúde ou no postinho mais próximo de sua residência.

A carreta é uma inovação na atenção da saúde da mulher, proporcionando cada vez mais, uma qualidade de vida melhor para a população de nossa cidade.

Para o prefeito Roberto Peixoto, “não existe maior e melhor investimento do que promover saúde e qualidade de vida, principalmente quando esses investimentos resultam em salvar vidas, isso não tem preço”.

Ate o dia 23 de dezembro a Carreta da Saúde realiza atendimento no Parque Aeroporto, entre os dias 24/12 e 02 de janeiro estará parada para manutenção, retornando no dia 03 de janeiro com atendimento no bairro da Estiva.

Serviço:

Mamografia
A mamografia é um tipo de radiografia especial, com baixa dose de raio x, realizada em aparelhos específicos para avaliação das mamas, sendo, ainda, o mais eficaz método de diagnóstico para a detecção de câncer de mama.

Câncer do Colo do Útero
A principal estratégia utilizada para detecção precoce do Câncer do Colo do Útero no Brasil é através da realização do exame preventivo do câncer do colo do útero (conhecido popularmente como exame de Papanicolaou).

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Taubaté (SP) 

Compartilhar