Oficinas fortalecem Mostras Estaduais no RS e PI

As oficinas de apoio às Mostras Estaduais e à Mostra Brasil, aqui tem SUS continuam por todo o país. Nesta semana, foi a vez do Rio Grande do Sul e Piauí receberem a equipe técnica do Conasems para auxílio na organização, mobilização dos municípios e fortalecimento das Mostras Estaduais. Desde novembro de 2018, as oficinas têm acontecido, sempre com o intuito final de sensibilizar, incentivar e orientar na elaboração do documento de inscrição das experiências exitosas. As próximas oficinas acontecem em: Rondônia (6 de fevereiro), Amazonas (14 e 15 de fevereiro) e Acre (20 e 21 de fevereiro).

Entre os dias 29 e 30 de janeiro, o Cosems/RS envolveu apoiadores e gestores de saúde em atividades que contemplaram, principalmente, uma maior participação dos municípios gaúchos. “A oficina proporcionou a todos nós uma melhor organização do fluxo de descrição de um projeto para se candidatar às mostras, além de informar de maneira prática sobre o que é necessário para inscrever uma experiência”, comentou o presidente do Cosems RS, Diego Espíndola. “Acho que uma das propostas mais incríveis dessa oficina é a de mostrar para o gestor o que de fato é um projeto exitoso. Muitos acham que o trabalho que desenvolvem na Atenção Básica de seus municípios não faz diferença para outras cidades. Aqui eles têm a percepção de que o projeto deles pode alavancar a gestão em outros municípios. Isso é importante para criar uma rede de apoio dentro do estado”, complementou Diego.

Oficina em parceria com o Cosems Rio Grande do Sul

A consultora técnica do Conasems, Marema Patrício, também destaca que fomentar a participação nas mostras estaduais é uma forma de valorizar ainda mais o trabalho feito diariamente nos municípios. “Uma coisa que percebo é que muitos têm interesse em assistirem à Mostra Nacional, que acontecerá em julho, durante o XXXV Congresso Conasems, Brasília. Por isso achamos fundamental aumentar ao máximo a participação deles nas mostras estaduais para que tenham mais chances de concorrer na etapa nacional”.

Para a 16ª edição da Mostra Brasil, aqui tem SUS, o Conasems expandiu a participação dos municípios e espera contar com a inscrição de 500 trabalhos exitosos de todo o país. Nesta sexta-feira (1), foi publicada a Resolução nº 001/2019 que nomeia a Comissão Organizadora da Mostra.

experiência no Piauí também foi avaliada pela presidente do Cosems como muito positiva. “Nossa oficina acaba hoje (1), e conseguimos reunir apoiadores, presidentes da CIR e gestores dos principais municípios do estado. Sem dúvida alguma foi uma oportunidade de repensarmos a importância de escrevermos e estarmos sempre mantendo atualizadas as informações sobre as ações que fazemos nos municípios.” Em 2018, a Mostra Estadual do Piauí contou com 110 trabalhos inscritos e a expectativa para a este ano é que o nível de envolvimento dos gestores seja maior.