Especial Brasil, aqui tem SUS: A experiência de São João do Triunfo- PR na prevenção e promoção de saúde bucal em tempos de Covid-19 - CONASEMS

Especial Brasil, aqui tem SUS: A experiência de São João do Triunfo- PR na prevenção e promoção de saúde bucal em tempos de Covid-19

São João do Triunfo é um pequeno município de aproximadamente 15.241 habitantes, localizado no sul do Paraná, cuja maior parte da população reside na zona rural. Como em todo país, a chegada da Covid-19 impediu a continuidade das ações de saúde bucal que vinham sendo implementadas e o trabalho restringiu-se ao atendimento emergencial. As três equipes de saúde bucal, no entanto, não cruzaram os braços e traçaram um plano para manter a continuidade do cuidado da população através da construção de um projeto intersetorial com a Educação.

A preocupação maior dos profissionais de saúde era o aumento da demanda, já que em tempos normais as necessidades de saúde da população são maiores do que a disponibilidade de acesso. Embora fosse necessário seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar maior exposição ao vírus, a coordenação de saúde bucal se viu diante da necessidade de construir estratégias para diminuir o impacto da suspensão das consultas odontológicas programadas, como também da escovação supervisionada e do bochecho com flúor nas escolas.

Com foco no trabalho preventivo, foi iniciada então a parceria com a Secretaria de Educação para a distribuição de kits de escovação nas escolas municipais, creches e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). O projeto entrou na rotina educacional com facilidade, já que a cada 15 dias os pais compareciam à escola para pegar material didático dos filhos e passaram também a levar os kits de prevenção. Foram distribuídos 1.500 kits, o que corresponde a 10% da população.

Comunicação criativa

Restava orientar as famílias sobre como utilizar esses materiais, o que tornou evidente a criatividade e o engajamento dos dentistas e auxiliares de saúde bucal. Na tentativa de se aproximar dos alunos que estavam em isolamento utilizando-se da linguagem audiovisual, eles se deslocaram da condição de profissionais de saúde para se reinventarem como comunicadores, intérpretes e compositores em uma experiência que fortaleceu o trabalho em grupo. “As atividades uniram muito a equipe e tivemos um alcance maior porque foi possível ultrapassar o ambiente da escola e abranger também a comunidade. A gente acredita que tenha conseguido chegar a 50% da população de Triunfo”, comemora Pauline Friederick Warkentin, cirurgiã-dentista e autora da experiência.

Para os pais das crianças matriculadas nas creches, os profissionais gravaram um vídeo explicando como fazer a escovação, o uso da mamadeira noturna, a dieta mais adequada, dentre outros temas. O desejo de sensibilizar os estudantes das escolas municipais resultou na produção de um vídeo em que a equipe de saúde bucal compôs e interpreta uma paródia da música Brisa, da cantora Iza. O vídeo incentiva as crianças a terem hábito de escovação, uso do fio dental, cuidados com a língua, escovação noturna e utilização adequada da pasta de dentes.

Alcance da experiência

O trabalho intersetorial com a educação possibilitou também a criação de uma rede de disseminação dos vídeos entre diretores e professores das escolas, que retransmitiram para os alunos através dos grupos de whatssap. A população em geral também teve acesso através das redes sociais e em painéis disponíveis nas unidades de saúde. São João do Triunfo possui oito escolas municipais e uma APAE.

Rodrigo Antônio Buaski Schimainda, diretor de uma escola municipal da comunidade de Mato Queimado, ressaltou a importância da distribuição dos kits de saúde bucal para todos os alunos da rede municipal de ensino. “Enquanto educadores, acreditamos que a saúde bucal também é uma preocupação da escola.  Essa iniciativa é muito importante para os pais e sobretudo para as crianças, pois visa a prevenção e promoção da saúde bucal. Além do kit, o vídeo produzido pelos profissionais de saúde contribui também para que nossos alunos tenham a consciência sobre a importância de escovar bem os dentes, prevenindo assim futuros problemas na dentição”.

São João do Triunfo é um dos municípios do Paraná com melhores indicadores em relação à Covid-19, com apenas 14 casos confirmados e nenhum óbito. As profissionais acreditam que o sucesso se deve a um intenso trabalho de conscientização, fiscalização e apoio da população que tem utilizado equipamentos de proteção como máscaras. O município possui um hospital filantrópico e 12 unidades de saúde, sendo quatro da Estratégia Saúde da Família (ESF).

O comprometimento com a saúde coletiva foi central para a cirurgiã-dentista Brunah de Oliveira Buche. Ela conta que o início da pandemia foi marcado pelo estresse intenso dos profissionais, que foi sendo superado pelo comprometimento com a missão do profissional de saúde. “Começamos a nos adaptar diante da necessidade de ajudar o Sistema Único de Saúde (SUS). Não vamos deixar de contribuir, fizemos um juramento para isso”, revela.  A experiência foi escolhida para a terceira live da I Mostra virtual Brasil, aqui tem SUS.

A experiência foi apresentada na terceira Roda de Conversa do Conasems, durante a I Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS. Confira a transmissão ao vivo:

 

Compartilhar