Borba é o primeiro município do interior do Amazonas a integrar o Pacto - CONASEMS
voltar

Gestão | 15/10/2010

Borba é o primeiro município do interior do Amazonas a integrar o Pacto

borba
borba

Na última reunião ordinária da Comissão Intergestora Tripartite (CIT), que aconteceu no dia 16 de setembro, em Brasília, o município de Borba foi homologado ao Pacto pela Saúde. Borba tem cerca de 30 mil habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000). Sua área é de aproximadamente 45.000 km², e fica aproximadamente 150 km da capital, Manaus.

Com a homologação, Borba torna-se o segundo município do Amazonas a integrar o Pacto, ficando atrás apenas de Manaus, e sendo o primeiro do interior do Estado. Para isso, explica à secretária de Saúde de Borba, Maria Adriana Moreira, o município teve que passar por algumas mudanças, como, a organização da Atenção Básica. E no Estado, houve a necessidade de uma descentralização do MAC – Média e Alta Complexidade.

“O processo começou logo em 2005, quando fui chamada para a Secretaria de Saúde de Borba, neste período eu também comecei a participar mais intensamente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) de AM e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems)”, esclarece.

Segundo Moreira, a homologação só ocorreu devido ao apoio intensivo do Cosems e Conasems. “Este processo foi tão positivo, que outros municípios estão procurando o Cosems para também integrar ao Pacto”. A secretária informa que o município de Parintins já passou pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB), e em breve será homologado na CIT. E outros quatro municípios do Amazonas estão em processo de análise.

Compartilhar