voltar

Gestão | 17/12/2018

Assistência Farmacêutica é tema de edição especial da Revista Conasems

A nova edição da Revista Conasems se ateve a um dos temas do amplo debate que a entidade tem feito há dois anos: Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). A revisão da PNAB trouxe a novidade da integração da Assistência Farmacêutica com a AB como diretriz de trabalho e, a complexidade do assunto instigou a entidade a compreender melhor como de fato está ocorrendo a oferta de medicamentos na atenção básica, e como os gestores lidam no dia a dia com o assunto.

A edição número 72 da Revista Conasems apresenta uma série de levantamentos que apontaram quais as maiores dificuldades da gestão municipal no tocante ao tema, da aquisição à oferta, da produção ao uso racional. Além de artigos e entrevista com o presidente da entidade, Mauro Junqueira, a edição temática traz um dossiê contrapondo o conceito da distribuição de medicamentos pelo SUS à realidade do sistema.

Na reportagem principal, são apresentados os resultados do primeiro ciclo do levantamento da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), realizado entre 10 de junho e 25 de agosto deste ano. A revista também destaca que o uso inapropriado de medicamentos ainda é uma realidade, apesar de décadas de esforços para melhorá-lo. A qualidade do uso de medicamentos tem um enorme potencial para prevenir mortes prematuras, aliviar o sofrimento e contribuir para o bem-estar humano quando usados apropriadamente. Em termos de saúde pública, questões clínicas, sociais, econômicas e éticas relacionadas à qualidade do uso de medicamentos deve se tornar um tema permanente na agenda dos Sistemas Universais de Saúde.

Confira a edição na íntegra clicando aqui.