Assistência Farmacêutica de Mauá é premiada pelo Ministério da Saúde - CONASEMS
voltar

Gestão | 27/11/2010

Assistência Farmacêutica de Mauá é premiada pelo Ministério da Saúde

Farmaceutico21
Farmaceutico21Colocação será divulgada no dia 02 em Brasília

Do total de 166 trabalhos inscritos, Mauá ficou entre os quatro selecionados pelo Ministério da Saúde para receber o Prêmio Nacional de Incentivo ao Uso Racional de Medicamentos, na categoria I – Experiência Bem Sucedida de Profissionais nos Serviços de Saúde.
Na seleção, foi apresentado o trabalho “Estratégias adotadas pelo município visando a garantia de adesão ao uso racional de medicamentos”, que inclui a adoção de metodologias entre os profissionais e a reestruturação da Assistência Farmacêutica, promovendo o acesso da população aos medicamentos básicos essenciais no município.
A premiação acontece na próxima quinta-feira (2), das 14h às 18h, no Auditório Emílio Ribas, Ministério da Saúde, Esplanada dos Ministérios em Brasília.

Histórico
Em 2009, a administração municipal encontrou o almoxarifado da Assistência Farmacêutica esvaziado. A partir disso, a Secretaria de Saúde fez a reposição dos estoques de medicamentos na rede e iniciou a elaboração do Plano Municipal de Assistência Farmacêutica, que prevê, entre outras ações, a criação de um protocolo de padronização de medicamentos essenciais na rede para orientar a oferta, prescrição e entrega aos usuários.

Com isso, foi promovida a reorientação da Assistência Farmacêutica Básica, para ampliar o acesso dos usuários aos medicamentos, promovendo o uso racional. “Isto também representa mais qualidade na prestação de serviços de saúde e economia para a Prefeitura e para o contribuinte. A questão dos medicamentos exerce forte impacto sobre os gastos no setor”, explicou o secretário de Saúde, Paulo Eugenio Pereira Junior. “Queremos promover a saúde da população e garantir o abastecimento, fluxo e compra dos materiais, com a certeza de que o usuário terá segurança, eficácia e fará o uso adequado”, finalizou.

A comissão traçou o perfil dos usuários do Sistema Único de Saúde e dos medicamentos utilizados na rede permitindo a criação de um “diagnóstico” das reais necessidades de saúde da população, atribuídas ao município. O Plano terá como base em informações fundamentais da saúde dos usuários da rede municipal, contando, por exemplo, com investigação sobre o quadro de doenças peculiares na cidade.

Outra ação da Assistência Farmacêutica foi o lançamento do Vai e Vem – Programa de Medicamentos para Todos, em que drágeas ainda na embalagem e os comprimidos na cartela que não serão mais utilizados pelos moradores da cidade, são encaminhados para a Coordenadoria de Assistência Farmacêutica. Os que estiverem dentro do protocolo municipal são redistribuídos na rede.

Este Programa tem duas grandes vantagens: evitar o uso indevido destes produtos em residências, especialmente por crianças, e distribuí-los na rede municipal de Saúde, se estiverem com suas propriedades preservadas.

Imagem meramente ilustrativa
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá (SP)
 

Compartilhar