
Segundo a gestora da Secretaria de Saúde, Eliane Agulha de Souza, palestras para os diabéticos serão ministradas por especialistas e os profissionais da saúde serão capacitados para incentivar o cadastro de pacientes no Programa de Atenção ao Hipertenso e ao Diabético (PAHD). Além disso, ações educativas e de assistência serão oferecidas aos diabéticos.
“O objetivo da Secretaria é intensificar as informações sobre as causas, sintomas, tratamento e as complicações associadas ao diabetes, com ênfase nas ações de promoção à saúde. Queremos também, através das capacitações de médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, aumentar o número de pacientes no Programa”, falou.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, estima-se que Americana tenha de 10 a 12 mil pessoas diagnosticadas com o diabetes. O PAHD atende atualmente 1.937 pacientes. “Queremos aumentar o número de pessoas atendidas pelo programa e por isso estamos realizando essas ações”, comentou.
O PAHD é um programa de atenção às doenças crônicas não-transmissíveis, particularmente a hipertensão arterial, o diabetes mellitus, a dislipidemia, a obesidade e o tabagismo, cujo objetivo maior é identificar, cadastrar e assistir a todos os pacientes em risco ou portadores destas enfermidades em Americana.
O programa funciona nas Unidades Básicas de Saúde e nas Estratégias de Saúde da Família. Nele, os pacientes têm vínculo através do cadastramento que é feito pelo médico ou pela enfermeira da unidade. As principais atividades são os grupos de hipertensão e diabetes, grupos de prevenção e educação junto às escolas e centros comunitários e o cadastramento dos pacientes no programa, bem como campanhas periódicas.
Assessoria de Comunicação da SMS de Americana (SP)