
Segundo o diretor de Assistência Farmacêutica da Sesau, Fábio Pacheco, a utilização do código de barras vai dá mais agilidade, segurança e possibilidade de rastrear a distribuição dos medicamentos, garantindo melhor controle no consumo racional, redução das perdas, além de facilitar a identificação de algum lote que venha apresentar problema. Para implantar o sistema foram adquiridos 30 leitores de código de barras.
O serviço está sendo implantado, inicialmente, nos quatro almoxarifados de medicamentos da Sesau que funcionam nos bairros Farol, Serraria, Tabuleiro do Martins e Vergel do Lago. A segunda etapa vai contemplar as 15 unidades pré-hospitalares e hospitalares; o Samu e as 27 bases descentralizadas. “Ou seja, o sistema funciona como nos grandes supermercados”, exemplifica Fábio Pacheco.
Outro serviço que vai ser agilizado com o código de barras é o inventário dos almoxarifados. Hoje, para realizar o inventário é necessário paralisar o serviço por 2 a 3 dias e mobilizar quase todos os servidores. “Com o código de barras vai diminuir o tempo e o número de pessoal envolvido, possibilitando uma melhor distribuição dos servidores”, explicou Fábio.
O diretor destacou que essa é mais uma das inúmeras medidas implementadas pela Sesau para melhoria da assistência farmacêutica, sobretudo, no processo de modernização do serviço. “A logística da assistência farmacêutica é gigante. Por isso é preciso modernizar com uso de tecnologia que possa melhorar a prestação de serviço na assistência à saúde da população”, afirmou.
Fábio Pacheco lembrou que 2009 e 2010 serviram para regularizar o abastecimento de medicamentos nas unidades de saúde gerenciadas pela Sesau. “Hoje podemos afirmar que estamos com mais de 98% do abastecimento regularizado e a garantia de 80% dos medicamentos necessários para o ano de 2011, porque efetuamos a compra antes do ano começar”, finalizou o diretor.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Alagoas