ALAGOAS: Hemoal realiza cadastro de doadores de Medula Óssea neste sábado - CONASEMS
voltar

Gestão | 17/12/2010

ALAGOAS: Hemoal realiza cadastro de doadores de Medula Óssea neste sábado

hemoal
hemoalCom o intuito de aumentar o número de alagoanos cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que possui 11.954 inscritos, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza uma campanha no Hipermercado Extra do bairro Mangabeiras. A ação, que acontece neste sábado (18), das 8h às 16h, tem a parceria da Liga de Oncologia de Alagoas, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal).

Para se candidatar à doação de medula óssea, o voluntário deve ter boa saúde, no mínimo 18 anos de idade, além de portar o CPF e a Identidade. Antes do procedimento, ele preenche um formulário e, posteriormente é coletado apenas 5ml de sangue, que será utilizado para descobrir o código genético.

Os dados são remetidos para o Redome, situado no Rio de Janeiro. Caso seja encontrado algum paciente compatível no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme), o voluntário é convocado para se submeter a uma bateria de exames, que irá comprovar a compatibilidade com o receptor.

Transplante – O procedimento consiste em uma pequena intervenção cirúrgica nos ossos da bacia – realizado em aproximadamente 90 minutos – onde é aspirada à medula óssea. Paralelamente, o receptor se submete a um tratamento que destrói a própria medula para receber a coletada do voluntário, como se fosse uma transfusão de sangue.

Essa nova medula óssea é rica em células chamadas progenitoras que, após mergulharem na corrente sanguínea, circularão e irão se alojar na medula óssea, onde se desenvolverão. Para obter mais informações os voluntários podem se dirigir ao Hemoal, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h; aos sábados, o horário é das 8h ao meio dia ou ainda podem ligar para 3315-2109, 8853-1750 ou enviar um e-mail para hemoal@saude.al.gov.br .

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Alagoas 

Compartilhar