voltar

Vigilância | 22/02/2019

Aedes na Mira: Último ciclo de capacitação

Mais de 7000 pessoas já participaram do Projeto, que em março chega em sua última etapa.

Estão abertas as inscrições para a último ciclo de capacitações do Aedes na Mira, projeto que oferece suporte às ações de controle do Aedes aegypti e de doenças causadas pelo mosquito. A capacitação terá início em 11 de março e o processo pode ser feito clicando aqui. A capacitação trata sobre o controle do mosquito na perspectiva da integração da Vigilância em Saúde e da Atenção Básica.

A capacitação é gratuita e realizada na modalidade de Ensino à Distância (EAD), com duração de três meses e carga horária de 40 horas. O conteúdo foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (Ipads) e é composto por três módulos:

1)  Profissionais de saúde de nível fundamental e médio: o foco está nas formas de controle do vetor, educação em saúde e mobilização social, atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias;

2) Profissionais de saúde de nível superior: a capacitação oferece informações e ferramentas para desenvolver competências em atividades de assistência, vigilância e controle de arboviroses, classificação do risco e protocolo da enfermagem, organização da Unidade Básica de Saúde em situação de epidemia;

3) Gestores de saúde: objetivo é capacitar secretários municipais, diretores e coordenadores de departamentos e/ou programas para que possam elaborar e gerenciar o Plano Municipal de prevenção e controle das arboviroses, organização da rede de saúde, integração de equipes, mecanismos de financiamento e monitoramento das ações municipais.

A ferramenta EAD é acompanhada por tutores que foram capacitados pelo Ipads e estão aptos a auxiliar os alunos durante o processo de aprendizagem. Ao final da capacitação, os 300 melhores projetos de intervenção/propostas de ação participarão do encontro nacional do projeto, a ser realizada durante o XXXV Congresso Conasems, que acontecerá de 3 a 5 de julho de 2019 em Brasília.

Confira a chamada para o Projeto e faça sua inscrição pelo link  https://projetoaedesnamira.com.br/:



*Atenção – As capacitações promovidas pelo Conasems são gratuitas. Qualquer qualificação à distância que tenha algum tipo de cobrança não são reconhecidas pela entidade.