Ação contra a dengue é realizada no Hospital Municipal de Anápolis - CONASEMS
voltar

Gestão | 27/01/2011

Ação contra a dengue é realizada no Hospital Municipal de Anápolis

acaodenguehospitalmunicipal
acaodenguehospitalmunicipalNesta quarta-feira, 19, uma ação de combate à dengue foi realizada no Hospital Municipal Jamel Cecílio. Participaram da iniciativa, o vice-prefeito João Gomes, o assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Marcelo Daher, e o diretor da unidade, João Batista.

Durante todo dia, profissionais envolvidos na causa distribuíram materiais educativos e informativos. O objetivo da ação foi conscientizar os pacientes sobre os principais riscos e as formas de prevenir a doença. Na ocasião, o vice-prefeito João Gomes destacou a importância da ação e enfatizou que a luta contra a dengue envolve todos os órgãos municipais e a comunidade.

O assessor técnico da Secretaria de Saúde, Marcelo Daher, ressaltou a importância da participação da comunidade, principalmente, no período chuvoso, em que doença se estabelece com mais força. Pensando nisso, a Secretaria tem realizado um serviço de atenção especial em todos os bairros de Anápolis. Para a próxima semana, a previsão é que o Cais do Jardim Progresso também seja beneficiado com essa mesma ação.

Ações
A Prefeitura de Anápolis lançou, no fim do ano passado, a campanha de combate à dengue. Com o slogan Venha fazer parte do nosso exército em defesa da saúde, a ação é voltada para a união entre população e poder público no combate ao mosquito transmissor da doença. O objetivo é intensificar ainda mais o trabalho feito pela Secretaria Municipal de Saúde.

Além disso, mensalmente, são feitas reuniões de avaliação e controle da dengue. Dentre as ações de intensificação e erradicação da doença, definiu-se que todo dia 08 de cada mês sejam executadas atividades de combate a criadouros do mosquito transmissor.

De acordo com a Gerência de Vigilância Epidemiológica, medidas como arrastões com delimitação de focos da doença e manejo ambiental em bairros com maior incidência já estão sendo tomadas. A Secretaria também está promovendo atividades educativas junto às escolas da rede municipal, estadual, conveniadas e particulares.

Nos setores com o maior índice de casos de dengue, a Secretaria está fazendo o bloqueio. É feita a aplicação de fumacê nas ruas e costais dentro das residências. Também estão sendo realizados nos bairros arrastões de limpeza com recolhimento de lixo e limpeza das bocas de lobo, bem como ações educativas nas escolas.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Anápolis (GO) 

Compartilhar