Aberta chamada pública para conectividade nas UBS - CONASEMS
voltar

Gestão | 26/04/2021

Aberta chamada pública para conectividade nas UBS

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) está apoiando o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI), o Ministério da Saúde e o Ministério das Comunicações (MC) na modelagem do Projeto Unidades de Saúde, que visa conectar em banda larga 16 mil Unidades de Saúde da Família no país.

Para isso, lançou chamadas públicas para Qualificação e Contratação de Fornecedor, nas modalidades de Compra direta e Convite público, para aquisição de bens ou contratação de serviços de qualquer natureza e obras, na forma Nacional ou Internacional. Clique aqui para acessar o site e participar da chamada pública.

O serviço de conexão vem ao encontro do programa de saúde digital Conecte SUS. A estratégia tem duas frentes: o Informatiza APS e a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Com o registro em prontuário eletrônico nas unidades de saúde, o acesso à internet e a rede interligada, será possível acessar as informações clínicas dos usuários em qualquer unidade do país, além de disponibilizar para o próprio paciente seu histórico pelo aplicativo. O procedimento é simples: o profissional de saúde registra as informações no sistema, que por sua vez as envia para uma base de dados que interliga toda a APS. É com auxílio da tecnologia que vai conseguir trazer mais resolutividade para Atenção Primária, consequentemente, para todos os serviços do SUS.

Compartilhar