voltar

Gestão | 19/06/2019

35º Congresso Conasems: 2ª Edição do Manual do Gestor e mais dez publicações serão lançadas no evento

Livros e ferramentas online serão apresentados no dia 2/7. A atividade, que compõe a programação, também será transmitida ao vivo

Durante a programação do XXXV Congresso Conasems, serão lançadas cerca de 11 publicações da entidade e parceiros. A atividade acontece na terça-feira (02), a partir das 18h30 no Café Colaborativo, um dos espaços montados no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Essa atividade, assim como as mesas e plenárias principais, será transmitida ao vivo. O link para acesso à transmissão é https://youtu.be/Z-ywJxES0us

A 2ª edição revisada e ampliada do Manual do Gestor Municipal de Saúde, o acesso eletrônico aos acervos do Conasems e o livro dos 30 Anos do Conasems são os destaques da sessão de lançamentos. Outras publicações da entidade como o Balanço de Gestão 2017-2019 e as Ferramentas de Apoio com a plataforma de Ensino a Distância (EAD), serão apresentados aos congressistas. Além disso, a edição do Catálogo e Livro da 15ª Mostra Brasil, Aqui Tem SUS (2018) e a primeira edição da Coleção Atenção Básica são os lançamentos que reforçam o trabalho dos profissionais de saúde nos municípios. Os folders do Projeto Glica, da Assistência Farmacêutica e do Projeto Aedes na Mira serão distribuídos aos presentes e divulgados na versão online.

Pesquisa e digitalização da memória

No Congresso do ano passado, realizado em Belém-PA, o Conasems lançou um documentário sobre a história dos 30 anos da entidade, com entrevistas com os membros honorários e rico material de acervo. Este ano, a história do Conasems se transformou em livro. A publicação, que apresenta uma construção distinta de outros trabalhos já realizados, foi baseada em uma ampla pesquisa e digitalização de documentos históricos. O processo de elaboração do conteúdo teve apoio da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade de Brasília, que disponibilizou o acervo dos sanitaristas Gilson Carvalho, Eduardo Jorge, Guido Carvalho e Lenir Santos. Todo este material está disponível para consulta e download (acesse aqui), recurso que também será apresentado durante a atividade de lançamentos no dia 2 de julho. O Conasems digitalizou também todo seu acervo de documentos que passa a estar disponível no portal. 

Manual do Gestor: revisado e ampliado

A segunda edição, revisada e ampliada, do Manual do (a) Gestor(a) Municipal de Saúde, contou, assim como na primeira edição de 2016, com a parceria entre Conasems, Cosems RJ, LAPPIS/IMS/UERJ. “Diferentemente da primeira edição, que se endereçava aos gestores e gestoras no início da gestão, a segunda edição traz como enfoque ‘a evolução da gestão’. Isto significou reconfigurar a estrutura de suas partes, de tal modo que fossemos capazes de contemplar questões, tanto do início, quanto no meio do exercício da gestão municipal”, escreveu Roseni Pinheiro, líder do Grupo de Pesquisa do CNPq LAPPIS e Professora Associada do IMS-UERJ, no texto de introdução do Manual. A publicação contou com a inclusão de novos capítulos, revisão e atualização de normativas, ampliação do uso de recursos infográficos, entre outras melhorias.

A coletânea “Plano do Conasems para fortalecimento da Atenção Básica no SUS” é novidade dentre as publicações da entidade. O primeiro, de uma coletânea de seis volumes, será lançado no evento. O conteúdo foi desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Atenção Básica (GTAB) do Conasems. Esse Plano reflete um conjunto de discussões feitas junto ao Conares, aos Cosems e profissionais de saúde em geral, a partir da revisão da Política Nacional de Atenção Básica, (PNAB), que ocorreu em 2017. A publicação aborda as inovações propostas pelo grupo em relação à gestão da AB definindo objetivos e estratégias.

Já os catálogos e livros sobre as Mostras Brasil, aqui tem SUS são produzidos desde 2016. As publicações apresentam trabalhos que foram premiados nas Mostras e que se diferenciam pela inovação e pelo impacto nas ações e serviços de saúde. Este ano, será lançada a 3ª edição referente às experiências exitosas apresentadas em 2018, durante o XXIV Congresso Conasems. (Confira aqui os catálogos de 2016 e 2017)