
O objetivo da Expoepi, desde a sua primeira edição, em 2001, premiar os serviços de saúde do país que se destacaram nessas áreas, pelos resultados alcançados em atividades relevantes para a saúde pública. Também conta com oficinas de trabalho, mesas-redondas, palestras e conferências que trazem conteúdo técnico atualizado sobre temas relevantes para a prática de vigilância em saúde. Permitindo também o intercâmbio de informações entre os serviços de vigilância, prevenção e controle de doenças das três esferas do SUS e dar visibilidade aos resultados alcançados em relação à proteção à saúde.
O seu formato reúne uma Mostra Competitiva e outras atividades como reuniões técnicas, conferências, mesas redondas e painéis onde são debatidos temas de cunho técnico-científico relevantes para a vigilância em saúde. A mostra competitiva visa divulgar os serviços de saúde estaduais ou municipais que se destacaram pelo êxito alcançado em ações realizadas no campo da vigilância e ocorre por meio de seleção dos trabalhos enviados em resposta a convocatórias anuais.
Este ano, a Expoepi já registrou o número recorde de 424 trabalhos inscritos, volume bem superior ao registrado nos últimos anos – foram 364 em 2008 e 361 em 2009.
Entre as oito categorias com premiação prevista na Mostra, a de Integração com a Atenção Básica foi a que despertou maior interesse, com 107 experiências inscritas, seguida pela Vigilância de Doenças e Agravos não-transmissíveis, com 99 trabalhos. Na categoria Comunicação, que estréia este ano, 37 propostas foram apresentadas.
Outras informações no site do evento.