Webdocs: Experiências exitosas começam a ser filmadas na região Norte

02/11/2017

Experiências exitosas premiadas na 14ª Mostra Brasil, aqui tem SUS realizada no 33º Congresso Conasems, em Brasília, começaram a ser filmadas na região Norte do país. Os municípios de Porto Velho, em Rondônia e Borba, no Amazonas, foram os primeiros a serem registrados.

A comunidade ribeirinha Calama, distrito de Porto Velho, recebeu a equipe de saúde durante uma das ações itinerantes de rastreamento de DST’S/AIDS que acontecem mensalmente em diferentes localidades de Porto Velho. A experiência pauta-se na oferta de Testes Rápidos, bem como em ações de educação em saúde.

Marcuce Antonio, enfermeiro e autor do projeto Beradeiro, de Porto Velho

Coleta de sangue para teste rápido, ação do projeto realizado em Calama, em Rondônia

Bernardo, aluno participante da oficina de educação em saúde, morador da comunidade ribeirinha Calama-RO

O trabalho vencedor do estado do Amazonas também é feito em comunidades ribeirinhas. O trabalho é  voltado, principalmente, para crianças com carências nutricionais. Houve uma organização com a Prefeitura, Secretaria de Saúde e de Educação para montar uma estrutura nas escolas. Dos 249 alunos avaliados, na faixa etária foram de 6 a 15 anos de idade, 149 foram diagnosticados com anemia. A coleta de dados foi realizada por uma equipe multiprofissional, envolvendo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, professores da UEA, acadêmicos, ACS e professores.

Emily, moradora de Axinim, comunidade ribeirinha distrito de Borba, no Amazonas

Borba, município situado cerca de 10 horas de lancha rápida de Manaus

Serão filmados 10 vídeos em 2017 (até 15 de dezembro). O cronograma de gravação foi feito baseado nas datas de ações já previstas nos cronogramas das secretárias municipais de saúde e na logística de deslocamento da equipe de vídeo. Os outros 14 trabalhos vencedores serão filmados entre março/2018 e junho/2018. A equipe de comunicação entrará em contato com todos os autores dos trabalhos e as datas das gravações serão previamente combinadas.

Confira a nota com informações sobre a produção dos Webdocs