Aedes na Mira: Capacitação em entomologia aplicada à saúde pública

30/05/2018

No intuito de preparar profissionais para os desafios do enfrentamento das doenças transmitidas pelos insetos – em especial o Aedes Aegypti – O CONASEMS em parceria com a ProEpi (Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo) desenvolveu uma ferramenta inédita, voltada para a qualificação a distância em Entomologia Aplicada à Saúde Pública.

Insetos encontram no Brasil condições muito favoráveis para sua multiplicação. Em nosso clima quente e, em geral, úmido, eles encontram as circunstâncias ideais para sobreviver, se reproduzir e transmitir doenças. Como consequência, são motivo de preocupações cada vez maiores por parte dos gestores e profissionais de saúde de todo o país.

Nesta ferramenta, serão apresentados conceitos fundamentais para a identificação das espécies, informações sobre seu comportamento, ciclo de vida e as doenças transmitidas por elas. Temas como a importância da Vigilância Epidemiológica desses insetos, os métodos de captura, transporte e armazenamento e os indicadores entomológicos para as principais espécies também serão abordados. Por fim, temas de aplicação prática como os métodos de controle vetorial, o manejo integrado de vetores e os conceitos de segurança no trabalho serão discutidos.

O objetivo é capacitar profissionais de saúde para aplicar em seu município as técnicas aprendidas pela ferramenta.

Faça sua inscrição pelo site da ProEpi.

Confira o convite do Presidente do CONASEMS, Mauro Junqueira.