voltar

Gestão | 24/01/2019

Presidente do Conasems se reúne com a nova diretora da OPAS no Brasil

O presidente do Conasems, Mauro Junqueira, se reuniu nesta quarta-feira (23) com Socorro Gross Galiano, a nova Representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil. Durante a reunião foram confirmadas a continuidade dos projetos em conjunto, a permanência da OPAS na comissão da 16ª Mostra Brasil, aqui tem SUS e a ampla participação no 35º Congresso do Conasems, que acontece na primeira semana de julho, em Brasília.

Mauro destacou a importância da próxima edição da Mostra. “Esse ano contaremos com dois dias exclusivos na programação para apresentações de 500 projetos. Queremos aumentar cada vez mais a troca de experiência entre os trabalhadores do SUS”. Socorro enfatizou que esse encontro é uma oportunidade muito rica. “O município é o lugar onde a saúde acontece, acredito que tanto a Mostra quanto as mesas temáticas são muito importantes para a saúde pública do Brasil”.

Também estiveram presentes na reunião Renato Tasca e Fernando Lelis, da OPAS, Hisham Hamida e Nilo Bretas, do Conasems. Tasca comentou que o congresso do Conasems se destaca pela interação entre as pessoas. “Muitos congressos contam apenas com palestras de intelectuais conceituados da área, mas não tem participação dos congressistas, diferente do encontro do Conasems, que é um espaço de troca”.

Lelis é da comissão julgadora da Mostra e destacou que 500 projetos parecem muitos, mas, na verdade, é uma pequena parte do que é feito pelas equipes de saúde nos municípios. “Essas experiências mostram o quanto o SUS é amplo e com realidades diferentes e mesmo com os desafios, as equipes encontram soluções”.

Nova diretora da OPAS no Brasil

Socorro Gross Galiano é natural da Costa Rica e possui quase 30 anos de experiência junto à OPAS/OMS. Antes de assumir o escritório no Brasil, foi representante da Organização na Nicarágua (julho de 2013 a dezembro de 2018) e chegou a atuar em outros países das Américas, como Colômbia, República Dominicana e México. De 2008 a 2013, foi subdiretora da sede da OPAS/OMS, em Washington D.C., Estados Unidos.

Confira aqui mais fotos da reunião