Aedes na Mira: Presidente do Conasems fala com tutores da região Nordeste

24/10/2018

Mauro Junqueira, presidente do Conasems, conversou com os alunos do curso de Formação de Tutores da Região Nordeste do Projeto Aedes na Mira realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS), na manhã desta quarta-feira (24), em Recife-PE. Também estiveram presentes Jailson Correia, secretário municipal de Saúde de Recife,  Willames Ferreira, vice-presidente do Conasems, e Orlando Jorge, presidente do Cosems Pernambuco.

Mauro comentou sobre a importância da atuação deles para o sucesso do projeto. “O papel de vocês é essencial no processo do combate às arboviroses, pois vocês levarão o conhecimento adquirido nessa capacitação para gestores e técnicos de nível médio e superior que atuam na ponta”, afirmou.

O presidente da entidade destacou a importância desse tipo de capacitação, pois, segundo ele, o problema das arboviroses é muito grande e precisa ser combatido com seriedade e trabalho. Mauro comentou com o grupo que o Conasems pretende selecionar 300 projetos produzidos pelos alunos dessa capacitação realizada em parceria com o IPADS para serem apresentados em uma mostra nacional. “A ideia é que, ao final desse projeto, o gestor ou o técnico que participou dessa capacitação possa apresentar um plano de intervenção no seu município. Esse tipo de troca de conhecimento é muito importante para o sucesso desse projeto”.

Jailson Correia, secretário de Recife, elogiou a iniciativa relacionada as capacitações com o intuito de controlar a proliferação do Aedes no território nacional. “Voltar a discutir, voltar à sala de aula, questionar e tomar medidas no dia a dia baseadas no conhecimento, me parece uma etapa fundamental para esse enfrentamento e o Conasems está com esse compromisso”. Willames Ferreira e Orlando Jorge comentaram sobre o papel fundamental dos tutores para o sucesso do projeto. “Fazer com que esse projeto funcione em sua plenitude não é fácil, a participação ativa de vocês é essencial para que tudo funcione como planejado”, disse Orlando dirigindo-se aos participantes do curso.

Mauro encerrou comentando sobre a importância de ter um projeto de combate ao Aedes Aegypti que abrange todo o território nacional. “O Conasems tem realizado uma série de ações, o projeto Aedes na Mira é uma delas. Todos vocês passaram por um processo de avaliação, não tenho dúvida de que são os melhores, e que vão nos ajudar nessa luta. Nosso país conta com vocês para que a gente consiga fazer a diferença no combate às arboviroses”.

Antonio Edmilson de Lima Filho, selecionado para ser um dos tutores do projeto, é Agente Comunitário de Saúde em Fortaleza, no Ceará. Ele agradeceu ao presidente do Conasems pela iniciativa e falou sobre a relevância desse tipo de projeto: “O combate ao Aedes tem que envolver todos os atores: gestão, técnicos e comunidade. Nós vamos capacitar pessoas que vão capacitar gente que trabalha com Educação e Saúde, ou seja, o conhecimento vai chegar na sociedade”.

A capacitação de tutores da região Nordeste vai até sexta-feira (26).

Confira a galeria de fotos

Outras capacitações

A capacitação de tutores realizada em parceria com o IPADS é uma ação dentre várias outras do projeto Aedes na Mira. Desde o início de junho deste ano, as capacitações autoinstrutivas em Entomologia aplicada à Saúde Pública e de Vigilância em Saúde Pública estão com inscrições abertas. As ferramentas desenvolvidas por meio de parceria entre o Conasems e a Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEpi) já contam com mais de oito mil inscritos em todo país. Elas ficarão disponíveis de forma permanente na internet e servem de apoio aos profissionais da saúde e ao público em geral.

Além disso, alguns profissionais que concluíram a primeira etapa na plataforma de Ensino à Distância (EAD) foram selecionados pelos Cosems para participarem das duas turmas de capacitação semipresencial realizadas em Brasília.  A ProEpi fez avaliação do perfil de cada aluno e profissionais de todas as unidades da federação foram selecionados para participar da etapa presencial. Os selecionados completaram 40 horas de carga-horária presencial.

 

Calendário dos Cursos de Formação de Tutores para Educação a Distância (EAD) do Projeto Aedes na Mira:
Região Sul: 05 a 09/11 em Curitiba-PR
Região Sudeste: 26 a 30/11 em Campinas-SP