Notas

Esclarecimento Público à sociedade brasileira – Ofício CFM 11127/2018

30/11/2018

Ofício no. 1206/2018 – CONASEMS
Brasília/DF, 29 de novembro de 2018.

A Sua Senhoria o Senhor
MAURO LUIZ DE BRITO RIBEIRO
Presidente em Exercício do CFM
SGAS 915 Lote 72
CEP:70390-150 Brasília-DF
Assunto: Resposta ao Ofício CFM no 11127/2018 – Veiculação de áudio

Senhor Presidente,

Cumprimentando-o cordialmente, em resposta ao Ofício no 11127/2018 por meio do qual o Conselho Federal de Medicina (CFM) nos questiona acerca de áudio veiculado nas redes sociais a respeito dos médicos brasileiros que se apresentaram para suprir os postos abertos no Programa Mais Médicos (PMM), gostaríamos de manifestar que o conteúdo do áudio em absoluto não expressa a opinião do CONASEMS. Este conselho reconhece a importância dos médicos brasileiros para o país e para o Programa Mais Médicos, tanto que assim tem se manifestado publicamente em todas as oportunidades.

O referido áudio foi uma manifestação infeliz de uma funcionária pressionada por um sem número de demandas recebidas dos municípios a respeito desse processo de substituição dos médicos intercambistas cubanos, processo esse que, como destacado pelos senhores, configura momento especialmente delicado pelo qual passa o país e que tem gerado excessiva preocupação aos gestores municipais de saúde. Em razão da complexidade do processo e do elevado stress e cansaço a que todos estamos submetidos, a funcionária acabou proferindo essa declaração infeliz, pela qual já foi devidamente advertida, sendo submetida às medidas disciplinares cabíveis.

No entanto, reforçamos que essa declaração infeliz não expressa de maneira alguma a posição da entidade e que não há por parte do Conasems nenhuma intenção de obstruir a iniciativa de suprir as vagas existentes no PMM. Muito pelo contrário, a entidade entende que é direito de todo profissional participar do processo e está envidando todos os esforços para que este se dê com o máximo êxito, pois dele depende o bom desenvolvimento da prestação de serviços de saúde pelos municípios e, o que é o mais importante e objetivo principal de ambas as entidades, o cuidado necessário à saúde de nossa população.

Reiterando o pedido de desculpas, informo que estamos à disposição para prestar esclarecimentos adicionais, caso necessário.

Atenciosamente,

Mauro Guimarães Junqueira
Presidente do Conasems

Confira a nota