Notas

CadSus Web e SGOP

17/05/2018

Os estabelecimentos de saúde que utilizam o CadSus Web devem iniciar a transição da atual versão 5 do referido sistema para a versão 6.

A versão 6 utiliza regras de segurança para acesso ao sistema CadSus Web, essas regras são implementadas por intermédio de um sistema chamado SGOP. O SGOP é uma aplicação web acessória ao CadSus Web que permite o cadastro dos Operadores (auto-cadastramento), solicitação e aprovação de acesso a um estabelecimento de saúde e ações de autoatendimento na troca e recuperação de senha.

Esta implementação atende o conjunto de regras e métodos de segurança da Base Nacional de Dados dos Usuários das Ações e Serviços de Saúde, em atendimento ao art. 18 da Portaria nº 940, de 28 de abril de 2011.

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt0940_28_04_2011.html

O DATASUS/MS disponibilizou um hotsite visando esclarecer dúvidas que traz manuais, videos, perguntas e respostas e outros itens de esclarecimento: https://cadastro.saude.gov.br/saiba-mais/

O Portal do SGOP pode ser acessado no link: https://cadastro.saude.gov.br/operador/

O Portal com a Versão 6 do CadSus Web deve ser acessado em: https://cadastro.saude.gov.br/segcartao/

O Período de transição (Descontinuar versão antiga) é até dia 15 de junho de 2018, prazo de carregamento da base do CNES (competência Maio).

o