Mostra do COSEMS/RS apresenta 30 trabalhos de sucesso no SUS

09/08/2017

O Salão Imperatriz do Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael recebeu lotação máxima para a abertura oficial da “Mostra Estadual de Experiências Exitosas do SUS nos Municípios do Rio Grande do Sul 2017”, no final da manhã de terça-feira, 8 de agosto. Reunindo praticamente todos os 800 participantes do evento, os 30 trabalhos expostos representam iniciativas em saúde realizadas com sucesso pelos municípios do Rio Grande do Sul. O evento é promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS).

Confira a programação completa

A edição de 2017 da Mostra homenageia Miguel Schmitt-Prym, que foi o 1º presidente do COSEMS/RS, ainda quando a entidade se denominava Associação dos Secretários e Dirigentes de Saúde do Rio Grande do Sul (ASSEDISA) e recebe seu nome na premiação. Foram recebidos 72 experiências de 32 municípios gaúchos. Desta lista, saíram os 30 selecionados para a Mostra, representando 25 secretarias.

Após um coffee-break destinado a troca de experiências entre os gestores públicos e profissionais de saúde, houve a cerimônia de abertura. O presidente do COSEMS/RS, Diego Espindola, deu boas-vindas a todos os participantes e explicou a homenagem realizada a Prym, que inspirou os demais presidentes e diretoria da COSEMS em toda a sua trajetória, nas duas passagens em que esteve no comando das atividades. Para Espindola, Prym carregava a saúde pública nas veias, deixando um grande legado de valorização no sentido de qualificação das gestões e atendimentos da saúde.

O presidente do COSEMS/RS também reforçou a importância da Mostra para o Congresso. “É uma das atividades mais ricas, momento em que as trocas de experiências entre os municípios realmente ocorrem, que os exemplos apresentados podem e devem ser copiados para que os gestores e atuantes possam contribuir na saúde dos municípios que representam”, afirmou.

Além de Espindola, outros representantes expressaram opiniões sobre a importância da Mostra. Ex-presidente do COSEMS/RS, Arilson Cardoso ressaltou que todo o sistema de saúde está passando por uma série de transformações. Para ele, é primordial essa oportunidade de discussão, com o ganho de conhecimento obtido por meio das iniciativas apresentadas no Congresso. A participação dos gestores faz com que essa troca de experiências seja aplicada em seus municípios e acabe refletida no atendimento das necessidades a população.

Para o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Mauro Guimarães Junqueira, a Mostra representa a valorização dos trabalhos realizados pelas equipes de saúde. Trata-se de visibilidade a iniciativas que obtiveram êxito em suas propostas. “Essa troca é fundamental para que, juntos, possamos cada vez mais qualificar a defesa de um SUS que dá certo”, sustenta Junqueira.

Categoria júri popular irá premiar três trabalhos

Todos os gestores e representantes das áreas de saúde participantes desta edição do Congresso foram convidados a visitar os expositores, trocar experiências e fazer parte da votação categoria júri popular, destinada a escolher as três experiências que mais se destacaram. A premiação da Mostra ocorre na quinta-feira, 10 de agosto, às 12h.

Rodas de Chimarrão debatem trabalhos da Mostra

Além da exposição em si das iniciativas em saúde da Mostra, há também discussões mais aprofundadas em Rodas de Chimarrão. São espaços em que há apresentação dos trabalhos, com detalhamento de suas implementações. As Rodas ocorrem na tarde de terça-feira, dia 8, e na manhã e tarde de quarta-feira, dia 9.

O Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul conta com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), do Ministério da Saúde e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS).

Via COSEMS/RS