A primeira reunião do ano do Conselho Nacional de Saúde (CNS) aconteceu nesta quinta-feira (31) e contou com a participação do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Além de questões sobre a 16ª Conferência Nacional de Saúde, os conselheiros debateram com o ministro diversos temas relacionados ao SUS.
Mandetta apresentou os novos secretários e anunciou a criação da Secretaria de Atenção Básica. De acordo com ele, a AB será prioridade nesta gestão. “A criação desta secretaria será nosso ponto de partida para reorganização da gestão. Queremos ouvir todas as partes, entender qual é a demanda e a partir disso estruturar o serviço de forma mais eficiente”.
O conselheiro de saúde representante do Conasems. Eri Medeiros, comentou sobre a proposta de priorizar a Atenção Básica. “Apoiamos de forma integral a criação dessa secretaria. O Conasems vem discutindo sobre a política da AB há anos, acredito que temos que investir cada vez mais na base, levando em consideração que isso reflete no sistema como um todo”. Medeiros também elogiou a nova equipe do MS, formada por profissionais conhecedores do SUS que já trabalharam no município.
O ministro destacou a importância dos municípios na gestão do SUS. “Já fui secretário municipal de saúde e sei que é no município onde a saúde acontece. Acredito que o diálogo é essencial, já me reuni com o Conass e o Conasems, faremos uma construção coletiva, entendendo o tamanho da crise e o quanto ainda precisamos avançar”.
Foi confirmado o apoio do Ministério na realização da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece em Brasília de 4 a 7 de agosto de 2019. As Etapas Municipais já estão ocorrendo em vários municípios do país e podem ser realizadas até 15 de abril de 2019.
Leia aqui a matéria produzida pelo CNS
Confira mais informações sobre a 16ª: http://conselho.saude.gov.br/16cns/
Saiba mais sobre as etapas municipais: http://www.conasems.org.br/etapas-municipais-da-conferencia-nacional-de-saude-dando-voz-ao-cidadao/