voltar

Gestão | 31/01/2019

Médicos formados no exterior reivindicam celeridade na reposição das vagas do Mais Médicos

O Presidente do Conasems, Mauro Junqueira, recebeu na tarde desta quarta-feira uma comissão formada por médicos formados no exterior e pelo Deputado Alan Rick (DEM-AC). O grupo reivindicou ao Conasems apoio para a celeridade no processo de provimento de vagas do Programa Mais Médicos.

Os médicos que se candidataram na última chamada do programa, destinada a profissionais com diploma do exterior, ainda passarão pelo Módulo de Acolhimento, previsto no Edital para o período de 12 de março a 12 de abril de 2019. O deputado Alan Rick chamou atenção que 3564 médicos estão esperando para a escolha das 1200 vagas remanescentes. “O Conasems pode ser um grande parceiro. Queremos servir ao povo brasileiro e o processo é muito lento até que o médico comece a atuar”, destacou o deputado.

Mauro ressaltou que o programa nasceu de uma demanda dos municípios, pela dificuldade de se fixar médicos em certas localidades do país. “Desde o início do programa nós temos batalhado para o seu fortalecimento e aprimoramento. Os editais de chamamento não tem ocorrido com a periodicidade necessária, e o processo de preenchimento das vagas tem sido de fato lento. Nós vamos propor redução e maior agilidade nesses prazos para o provimento nos territórios. A população tem pressa nessa reposição”, destacou Mauro.

O presidente do Conasems ainda afirmou que o pleito do Conasems é da reposição urgente dos médicos, e se comprometeu a ajudar na questão junto ao Ministério da Saúde.