Medalha Dom Helder Câmara #congressoconasems

10/07/2013

Uma das primeiras Agentes Comunitárias do Brasil recebe homenagem 

A Medalha Dom Hélder Câmara foi instituída pelo CONASEMS em 2005 com o objetivo de homenagear organizações ou pessoas que tenham realizado trabalho publicamente conhecido em prol da cultura de paz e não-violência, cuja efetividade para a saúde e para a redução da violência seja reconhecida.

O nome da Medalha, mais que justa, é uma referência ao grande defensor dos direitos humanos, da liberdade do homem e a elevação dos valores que dão fundamento a uma sociedade justa, igualitária: Dom Hélder Câmara.

Em todos os Congressos, o CONASEMS procura lembrar quem precisa ser lembrado. Pela sua atuação generosa em prol dos Brasileiros e em prol de todos sem distinção. Este ano, o CONASEMS teve a honra de homenagear, durante a solenidade de abertura oficial do seu XXIX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Tereza Ramos, uma das primeiras agentes comunitárias de saúde do Brasil, por sua atuação incansável em prol da saúde e, sobretudo, por sua ação política para a criação da Confederação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde, resultado de sua militância histórica pelo reconhecimento e qualificação profissional dos agentes comunitários de saúde e sua luta pela ampliação do acesso à saúde da população.A homenagem à Tereza Ramos também é uma homenagem ao Programa de Agentes Comunitários de Saúde – PACs, que teve como primeira coordenadora Maria Fátima de Sousa, hoje coordenadora do núcleo de estudos em saúde pública da UnB – NESP/CEAM/UNB.

Espalhados pelos mais de 5.500 municípios brasileiros, 254.545 Agentes Comunitários de Saúde – ACS não medem esforços para dedicar seu trabalho ao cuidado com a saúde das famílias brasileira de norte a sul do pais.

Para Maria Fátima, a memória do Movimento Municipalista retrata parte da história do nosso povo. “Por isso deve ser relembrada, contada e representada simbolicamente por pessoas que, ao longo de suas vidas, fizeram histórias em seus municípios”, completa.

Entregaram as medalhas, o Presidente do CONASEMS, acompanhado do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Emocionada, Tereza agradeceu a homenagem e brincou: “Receber uma homenagem tão importante em vida, só me dá mais fôlego para continuar”.