GTAB Conasems coordena oficina no Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade

07/11/2017

A 14ª. edição do Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (CBMFC), que aconteceu em Curitiba de 2 a 5 de novembro, teve como tema “Atenção Primária, acesso e cuidado centrado na pessoa”, destacando nos espaços do evento a responsabilidade que o médico de família e comunidade, tem na construção de sistemas de saúde mais sustentáveis. O Grupo Técnico da Atenção Básica do Conasems (GTAB) coordenou uma Oficina de discussões sobre a Atenção Básica, a convite da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).

A programação da Oficina, que aconteceu dia 1º de novembro, no pré-congresso, teve como objetivo discutir o contexto do desenvolvimento do SUS e as diretrizes da atual PNAB com o propósito de recolher contribuições para a formulação de um Plano do Conasems de fortalecimento da Atenção Básica no SUS. A Oficina aconteceu no formato de Roda de Conversa com a participação de 38 profissionais das várias áreas da saúde (médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros, estudantes, residentes, gestores, entre outros). A representação dos participantes da Oficina contemplou as cinco regiões do País.

Durante falas foram destacados temas como o histórico e desafios atuais da AB no SUS e a Política Nacional de Atenção Básica. A condução das apresentações e objetivos da Oficina evidenciou fragilidades, fortalezas e sobretudo as proposições no sentido de subsídios para o Plano do Conasems de Fortalecimento da Atenção Básica.