Feira Zika: SMS apresentam experiências exitosas

10/08/2017

Com uma ampla programação, teve início nesta terça-feira (8), a Feira de Soluções para a Saúde – Zika, em Salvador, promovida pela Fiocruz.  O evento reúne diferentes setores e públicos, como pesquisadores, estudantes, comunidades, movimentos sociais, mães e pais de crianças com síndrome congênita de zika, empresários, empreendedores, profissionais, trabalhadores e gestores da saúde e de diferentes áreas do país. Todos juntos para compartilhar experiências nacionais e internacionais e pensar soluções para enfrentar as arboviroses e a síndrome congênita do zika.

Na roda de conversa entre as experiencias apresentadas a secretaria municipal de Morrinhos GO,  “Morrinhos contra o aedes” ganhou destaque,  também foram apresentadas experiências exitosas dos municípios de Natal-RN, Porto Seguro-BA e Franciscopolis-MG que relatou a experiencia de vacinação contra febre amarela.

 

Antecedendo o evento, na segunda-feira (7) houve reunião do subgrupo tripartite de vigilância sanitária (GTVISA). Um dos temas debatidos foi o alto número de municípios bloqueados no Sia Sus, por não realizarem ou não informarem no sistema as ações de vigilância sanitária. O que acarreta bloqueio do repasse do piso fixo de vigilância sanitária. Os COSEMS receberão na próxima semana a planilha com a lista de municípios bloqueados para que se possa fazer uma ação junto aos municípios no intuito de aprimorar a informação no Sistema e diminuir o número de municípios bloqueados. Aconteceu também a reunião Vigiagua SVS/MS, onde o Conasems participou da abertura do evento e solicitou que o sistema Vigiagua seja o aprimorado para emitir relatório gerencial e que ele possa de fato contribuir com a tomada de decisão da gestão municipal.

Confira mais notícias sobre a Feira Zika