Fase III da pesquisa do perfil dos gestores municipais de saúde

29/03/2018

A PESQUISA NACIONAL DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE CICLO 2017–2020, está sendo desenvolvida por meio de uma parceria entre o CONASEMS e a ENSP/FIOCRUZ/UFPB, e tem o objetivo de traçar os principais desafios a serem enfrentados bem como as agendas e práticas a manter ou modificar para o ciclo futuro de gestão (2017-2021). O pesquisador André Bonifácio elaborou um questionário com perguntas referentes à dinâmica interfederativa, Atenção Básica, Atenção Especializada, participação em Comissão Intergestores Regional (CIR) e Comissão Intergestores Bipartite (CIB), Regionalização, Gestão do Trabalhos.

A expectativa, segundo André, é que a maioria dos gestores ligados aos COSEMS responda as perguntas para que enriqueça o apanhado final da pesquisa. “Vamos analisar o perfil dogestor municipal (2017-2020) no âmbito nacional e regional, com vistas à identificação das potencialidades e desafios para a tomada da decisão no âmbito do SUS”.

A fase III da pesquisa chegou a marca de 1943 respondentes, que representa 35% dos gestores do Brasil. Até o momento 340 gestores  iniciaram e não concluíram a pesquisa, o que corresponde a 17,5% do conjunto destes gestores. Gestores que ainda não finalizaram o questionário tem até o dia  30 de Abril para responder essa fase da pesquisa.

 

Confira o boletim informativo da pesquisa.