ES: 90% dos gestores municipais do estado se reúnem em evento de acolhimento

10/03/2017

O evento de acolhimento dos novos gestores do Espírito Santo, promovido pelo COSEMS ES e Conasems, aconteceu nesta quarta-feira (8) e quinta-feira (9), no município de Domingos Martins, região serrana do estado. O evento contou com a presença de 68 secretários municipais de saúde, o que representa 90% dos gestores municipais do estado. No evento foi realizada a eleição da nova diretoria do COSEMS ES e reeleita a presidente Andreia Passamani.

No ES, mais de 50% das secretarias receberam novos dirigentes. O presidente do Conasems, Mauro Junqueira, fez a apresentação do Manual do Gestor e ressaltou a importância do novo gestor saber quais são as suas obrigações e os prazos. “Preparamos o Manual do Gestor com informações técnicas elaboradas para serem de fácil entendimento e úteis para o dia a dia do secretário. O objetivo é que o texto sirva de apoio durante todo o caminho na gestão”.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira,  participou  da abertura do Seminário e enfatizou a importância do trabalho conjunto entre as secretarias municipais e a Secretaria de Estado da Saúde. “O SUS só funciona se houver trabalho em conjunto. É um sistema único e  para o usuário é importante que o sistema  funcione em sintonia. Atenção Básica e hospitalar precisam trabalhar de forma  articulada”.

Na ocasião, além do presidente do Conasems, assessores técnicos também participaram. Alessandro Chagas fez apresentação sobre vigilância em saúde com foco na febre amarela, Denise Rinehart falou sobre Controle Social, a assessora Marema Patrício sobre Atenção Básica e o assessor do COSEMS MG, Tadahiro Tsubouchi dissertou sobre os órgãos de controle