Documentários mostram atuação do primeiro ano do Projeto Apoiador

30/01/2018

O Projeto Rede Colaborativa Conasems-Cosems para Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS, conhecido como Projeto Apoiador, teve início em 2017 com o objetivo de promover a articulação entre o CONASEMS, os Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), os gestores municipais de saúde e instâncias interfederativas, por meio da organização de uma rede de cooperação que implementa a Estratégia Apoiador COSEMS no país.

No primeiro ano do projeto um total de 159 apoiadores atuaram nas 438 regiões de saúde do país. Parte desse trabalho é mostrado nos documentários realizados nas 5 macro regiões do Brasil. O primeiro episódio da séria de 5 documentários do projeto apoiador se passa em Cuiabá, capital do Mato Grosso. Os vídeos buscam explorar a atuação do apoiador em seus territórios, mostrando o desenvolvimento da estratégia levando em consideração os aspectos culturais e singulares de cada localidade.

O Projeto Apoiador é uma parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Esta é uma ação do Ministério da Saúde (MS) dirigida ao fortalecimento do SUS em parceria com hospitais filantrópicos de qualidade reconhecida.