Cooperação com a Rede Nacional de Pesquisa

01/11/2018

A diretoria do Conasems se reuniu nesta terça-feira (30) em Brasília. Além da pauta da CIT, foram discutidos os projetos do Conasems, como o Aedes na Mira e o Observatório Ibero-Americano de Políticas e Sistemas de Saúde (OIAPSS), espaço de comunicação e intercâmbio de informações com o propósito de defender e fortalecer os sistemas públicos e universais de saúde.

A proposta de Cooperação da Rede Nacional de Pesquisa com o Conasems foi apresentada por Luiz Ary Messina durante a reunião. O termo de cooperação está sendo desenvolvido e será assinado no CONARES, que acontece em João Pessoa este mês. A cooperação contempla estratégias e tecnologias de informação e comunicação que fortalecem a gestão municipal do SUS, podendo promover ou patrocinar reuniões técnicas, oficinas, seminários, congressos, cursos, atualizações e conferências, bem como desenvolver sistemas de informação e portal na internet de interesse para a saúde pública.

O termo também estabelece uma Ciberinfraestrutura compartilhada e segregada, que pode ser denominada Rede Nacional da Saúde, pode ser fundamental para que seja desenvolvida, nos próximos anos, a Estratégia de Saúde Digital –(e-Saude), aprovada pela CIT – Comissão Intergestores Tripartite, e desenvolver as ações necessárias para atingir as metas do Plano Nacional de Saúde, no que se refere à qualificação profissional e da assistência, ampliação da capacidade de gestão, ampliação da telessaúde, e tantas outras.