Oficina discute temas que serão abordados no Seminário de Fortalecimento da Assistência Farmacêutica

13/09/2018

Na última terça (11) e quarta-feira (12), o Conasems, por meio de acordo de cooperação técnica estabelecida com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP) e parceria com o Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS), realizou em Campinas-SP a oficina de trabalho visando a preparação do Seminário de Fortalecimento da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica do Conasems que acontecerá em Brasília no dia 25 de setembro.

O principal objetivo da oficina foi discutir e analisar os primeiros dados do Levantamento Nacional da Relação de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica dos municípios brasileiros (Rename) que será lançado no Seminário. O CONASEMS e a FCFRP-USP convidaram pesquisadores das cinco regiões do país visando estabelecer uma rede de colaboradores no desenvolvimento dessa cooperação técnica, com o objetivo de fortalecer a Atenção Básica por meio do aperfeiçoamento da Política de Assistência Farmacêutica nos municípios brasileiros.

Nos dois dias de oficina, os pesquisadores alinharam as estratégias, discutiram o plano de análise do levantamento da Rename e propuseram uma agenda de trabalho do grupo, tendo já previsto a próxima reunião, na véspera da realização do Seminário em Brasília. O assessor técnico do Conasems, Elton Chaves, destacou que “estas são ações prioritárias da Diretoria da entidade para apoiar os municípios brasileiros na implementação das diretrizes da atual Política Nacional de Atenção Básica em conjunto com a rede de COSEMS”. O assessor também informou que “o presidente tem buscado diferentes estratégias para direcionar a elaboração de projetos e iniciativas a serem implantadas nacionalmente, e neste sentido entende ser fundamental contar com o apoio de uma rede de instituições parceiras e colaboradores no país”.

A oficina contou com a presença da farmacêutica Dirce Cruz, assessora técnica do COSEMS/SP e integrante do Grupo Técnico de Referência da Assistência Farmacêutica da Rede Conasems-Cosems. De acordo com Dirce, “esse levantamento nacional traz informações inéditas sobre a execução da AF na atenção básica pelos municípios, com grande potencial de gerar propostas inovadoras na política farmacêutica do SUS, como a adequação do CBAF da Rename, revisão do financiamento e melhoria dos mecanismos regulatórios das compras públicas. Parabéns aos municípios pela adesão ao levantamento”.

O professor Dr. Leonardo Régis Leira Pereira, coordenador do acordo de cooperação técnica entre a FCFRP-USP e o CONASEMS destacou que “a parceria será bastante promissora e trará benefícios para as duas instituições, pois a Faculdade identifica que os levantamentos e avaliações realizadas pelo Conasems serão fundamentais para a obtenção de dados, e caberá à Universidade colaborar na interpretação e análise desses resultados”.