COSEMS-SP

Representantes Regionais do COSEMS/SP se reúnem pela primeira vez em 2017

24/02/2017

O Conselho de Representantes Regionais do COSEMS/SP promoveu a primeira reunião deste ano nessa quinta-feira (16), na capital paulista. No decorrer do encontro, coordenado pelo presidente Stênio Miranda e seu vice Davi Oliveira, os novos representantes tiveram oportunidade de conhecer o corpo de assessores técnicos e de comunicação do conselho e acompanharam um vídeo de boas-vindas do presidente do CONASEMS, Mauro Junqueira e outro da avaliação geral do 30º Congresso do COSMES/SP, realizado em São Paulo em 2016.”

“Ficamos surpresos com a quantidade de secretários presentes neste primeiro encontro, inclusive com seus suplentes também marcando presença. O que demostra o excelente trabalho de capilarização regional do COSEMS/SP, principalmente da mobilização de nossos Apoiadores nas regiões. O grupo é bem heterogêneo, com alguns novos gestores e outros que já estiveram à frente da pasta da Saúde em ocasiões anteriores com história no SUS”, destacou Oliveira.

Para o presidente do COSEMS/SP, o número de participantes foi muito importante. “Muitas Comissões Intergestores Regionais (CIR) ainda não elegeram seus representantes e isso é um fato relevante, pois expressa o compromisso dos secretários com o Sistema Único de Saúde”, disse.

Iniciando seu trabalho na gestão municipal de Saúde pela primeira vez, na cidade de Itapeva, Mara Eliza Ferraresi, eleita membro titular da região da CIR de Itapeva, avaliou positivamente o encontro. Segundo Maria Eliza, são espaços como este que os novos secretários estão necessitando. “Os secretários estão angustiados pelos enormes desafios encontrados ao assumirem a pasta da Saúde. Temos muito para contribuir e, ao mesmo tempo, aprenderemos muito também. Quanto mais tivermos espaços para questionamentos e repostas, mais estaremos fortalecidos e empoderados para os enfrentamentos que virão”, ressaltou.

Das 63 regiões de Saúde do estado de São Paulo, 36 secretários estiveram presentes, além de diretores e assessores do COSEMS/SP.

Conheça o papel dos Representantes Regionais

Os Representantes Regionais do COSEMS/SP são secretários municipais de Saúde eleitos pelos seus pares nas 63 Comissões Intergestores Regionais (CIR) do estado de São Paulo, atuam no fortalecimento e protagonismo dos municípios e na construção de propostas que defendam princípios do SUS.

Cabe ao Representante Regional articular os secretários e ter papel fundamental na condução do processo de regionalização e estreitamento das relações dos gestores com o COSEMS/SP, no auxílio em diversos desafios enfrentados nas regiões.

A troca de experiências acontece mensalmente no Conselho de Representantes Regionais, reunião com presença dos 63 representantes e seus suplentes; que precede a Comissão Intergestora Bipartite (CIB) e promove debates e posicionamentos do COSEMS/SP frente às demandas trazidas por gestores de todo o estado por intermédio dos representantes regionais.

Os encontros são espaços de orientações aos gestores por parte da diretoria e assessoria técnica e por conhecimentos passados por outros gestores presentes.

É no Conselho de Representantes que se elege, em caso de vacância, cargo de vogal da Diretoria e Conselho Fiscal do COSEMS/ e aprova-se a prestação de contas da associação.

“A Importância do representante regional, se bem explorada, é muito grande, pois ele é o meio mais eficiente para que as demandas municipais cheguem ao COSEMS/SP e, consequentemente, até a secretaria de estado da Saúde. Mas pra isso acontecer é preciso que a CIR tenha em todas as reuniões um espaço para se discutir os assuntos tratados nas reuniões do COSEMS/SP. As reuniões mensais são muito valiosas porque lá se discutem temas que quase sempre são comuns a todos e se sabe como cada município resolveu”, relatou Valdir Dezan, SMS de Bastos (SP) e representante regional da CIR Tupã.

Para Clara Carvalho, SMS de Mogi Guaçu e representante regional da CIR Baixa Mogiana,  o COSEMS/SP é uma representa e defende os gestores, aprofunda a discussão dos problemas do nosso dia a dia, buscar soluções e é um porto seguro para os municípios, pois debatem sobre as dificuldades de gestão e assistenciais, oportunizando também que o secretário de Saúde do estado tenha um quadro real dos problemas enfrentados pelos gestores municipais, o que o auxilia na tomada de decisões quanto as prioridades e necessidades na Saúde no nosso estado.

“Nossas reuniões mensais são muito ricas, trazem informações recentes e muito importantes, que não teríamos caso ficássemos isolados no nosso ‘mundinho’ local de gestores. Ainda, estas reuniões atualizam nossas informações frequentemente, através de fontes seguras mesmo antes de publicações oficiais ocorrerem”, relatou a secretária.

O papel do Representante Regional é primordial para fortalecer os gestores municipais por todo estado. Em 2017, serão eleitos novos RR para todas as regiões. Participe e promova protagonismo municipal nas relações interfederativas..