COSEMS-CE

Nota de Solidariedade

08/03/2017

Nota de Solidariedade: #CASODANDARAJUSTIÇAJÁ: Pelo fim da intolerância e transfobia

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE) solidariza-se à dor da família, amigos e da população LGBT pela morte de Dandara dos Santos, 42 anos, brutalmente assassinada por um grupo de homens, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza, no último dia 15 de fevereiro. Ressaltamos que a entidade é contra qualquer ato de discriminação, violência e intolerância, com destaque para aquelas que levam em consideração questões de gênero, raça, religião e etnia. Diante disso, espera-se que os assassinos de Dandara sejam identificados e punidos, conforme o crime cometido. Não só a sociedade cearense, mas a brasileira, clama por isso!

A perversa morte da travesti Dandara é mais que um caso de segurança pública. O crime demonstra que o país ainda precisa avançar em políticas públicas – saúde, educação, emprego, assistência social, entre outras – voltadas para o público LGBT. Além disso, é necessário que os cidadãos brasileiros livrem-se do preconceito e compreendam a importância da igualdade, respeito e dignidade, independente das escolhas.

O ato violento cometido contra Dandara é mais um exemplo claro de transfobia. Infelizmente a intolerância e o preconceito ocasionam crimes que não atingem apenas o público LGBT. No cotidiano das grandes e pequenas cidades, são recorrentes e impunes os casos de violência contra crianças, mulheres, negros, pobres e idosos. Situações que trazem indignação, repulsa e pedem urgência no desenvolvimento de ações do poder público.

Que o crime cometido contra Dandara não seja apenas mais um número para as estatísticas da segurança pública. Que o ato violento, exposto em vídeo veiculado nas mídias sociais, não traga só a indignação ao povo cearense. Esta barbárie deve ser o pontapé para a execução de ações planejadas com foco na população LGBT, assim como para o fim do ódio, da transfobia, da impunidade e da invisibilidade das minorias, que apesar das adversidades são fortes e resistem!