COSEMS-PE

Nota de falecimento – ACS Tereza Ramos

03/04/2017

 A agente comunitária de saúde Tereza Ramos morreu no último dia 31/03/17, no Recife, após lutar contra um câncer. A cerimônia de despedida à Tereza ocorreu no Cemitério de Casa Amarela, Recife/PE, por volta das 12h00, horário local.

Presidente da Confederação dos Agentes Comunitários de Saúde – CONACS, por três mandatos, agente comunitária em Recife desde 1978, era uma pessoa de grande simplicidade e sabia como ninguém exercer a singularidade de uma autêntica liderança.

Tereza Ramos começou a ser Agente Comunitária de Saúde no final da década de 70, como voluntária. Nos anos 80, participou do primeiro curso de ACS promovido pela comissão de Saúde de Casa Amarela, em parceria com a Federação das Associações e Conselhos de Moradores (FEACA) e a Arquidiocese de Olinda e Recife, que tinha como arcebispo Dom Helder Câmara. Desde então não largou mais sua tarefa de fazer chegar a saúde mais perto das pessoas, em seus lugares de moradia, trabalho e convivência. Na militância política, Tereza assumiu a primeira presidência da Associação dos ACS de Recife e mais tarde, por dois mandatos, a Federação Estadual e Nacional dos ACS.

Foi contemplada com a Comenda Dom Helder Câmara do Conasems em 2013.