COSEMS-CE

IX Ciclos: Reunião Macrorregional discute a gestão para 2019

14/11/2018

 

Na manhã do último dia 9 de novembro, o COSEMS/CE realizou a Reunião Ampliada Macrorregional dentro da programação do IX Ciclos Temáticos, em Guaramiranga. O encontro  trouxe a palestra “Gestão do SUS: O que esperar para 2019”, proferida pelo secretário executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso.

Frutuoso deu início a sua fala chamando atenção dos gestores para uma necessidade urgente do acompanhamento das mudanças nos processos comunicacionais. “Se você está lá no seu município achando que o paciente que mora a 20km da sede tem que ser tratado como antigamente, você está perdido, ele sabe o que nós estamos sabendo, ele recebe a informação que nós estamos recebendo. Processar essa informação e mudar o modus operandi dessa relação é para ontem”.

Clique aqui para ver a galeria de fotos

De acordo com o secretário executivo do CONASS, da metade de 2015 até os dias atuais, houve mais de 43 trocas de secretários de Estado, um quadro que dificulta a elaboração e o andamento de planejamentos na área. Apesar da realidade instável, Frutuoso afirma que é papel dos gestores da pasta se aproximarem cada vez mais dos prefeitos e governadores para que estes compreendam a complexidade da área. “Secretário não tem voto, não tem força política.  O ator que tem voto, que não se mexe, são os prefeitos e os governadores. Nem um, nem outro faz nenhum movimento para fortalecer o sistema de saúde a nível de congresso nacional”.

Já o assessor técnico do CONASEMS, Rodrigo Lacerda, que participou como debatedor na mesa, falou sobre a necessidade de impulsionar a autonomia necessária aos entes da federação. Ele apontou ainda que a nova gestão federal deve atentar mais para as diferenças das realidades municipais, a fim de que sejam combatidas iniquidades quanto a repasses financeiros. No primeiro dia do evento o assessor palestrou acerca da temática Planejamento Regional Integrado e e-sus Gestor Módulo Planejamento.

Por fim foram Apresentadas as Ações de Sustentabilidade da Eliminação do Sarampo no Estado do Ceará, pela representante do NUVEP, Aline Albuquerque. Outras apresentações de palestras e das Oficinas do SIA / SIH e Conjunto Mínimo de Dados podem ser baixadas no menu Downloads.

Palavra do gestor

“Foi um momento ímpar para nós secretários para renovarmos as ideias, buscar novos horizontes e implantar o que foi visto nos nossos municípios porque o povo merece. Uma palavra de acolhimento, o atendimento de qualidade, às vezes, como foi dito, se você é bem recebido, já ameniza a dor. Esses dois dias foram fundamentais para nós e espero participar, pois para mim foi uma experiência muito positiva.”

Albanizo Souza – Secretário de Saúde de Tururu

“Esse momento vem para fortalecer os municípios. Gostaria de agradecer e reforçar a presença dos nossos gestores para que tenhamos a consciência de que, como se diz, ‘a saúde é um saco furado’, mas é uma política de garantia de direitos, apesar dos seus gargalos. Que venham também mais momentos com o Ministério Público, na qual tivemos a pouco tempo.”

Yara Martins – Secretária de Saúde de Senador Pompeu