COSEMS-MT

Gestores de Saúde da Baixada Cuiabana recebem Acolhimento Regionalizado

21/02/2017

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT) finaliza nesta terça-feira (21.02) a ação do Acolhimento Regionalizado aos novos gestores de Saúde. A última regional a receber ação de instrumentalizar e orientar os novos secretários de Saúde é a regional da Baixada Cuiabana.

O evento ocorre no período matutino, com início às 8h, no auditório da Escola de Saúde Pública (ESP/MT), em Cuiabá. Participam do acolhimento os 11 municípios que compõe a regional da baixada, sendo eles: Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães. Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande.

A ação de acolhimento é idealizada pelo COSEMS/MT, que conta com a parceria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT).

A presidente do Conselho, Silvia Regina Cremonez Sirena pondera que a ação têm sido enriquecedora visto que os gestores de Saúde debatem conjuntamente as especificidades de sua região, trabalhando as singularidades, que acabam por convergir. “As dificuldades dos gestores de Saúde são comuns, mas cada regional possui sua especificidade e com o Acolhimento Regionalizado estamos conseguindo entender melhor cada um, assim podemos ser mais coesos e unidos”, afirma a gestora.

Silvia lembra ainda que Mato Grosso é um estado que possui grandes dimensões geográficas, por isso esta inovação em realizar o encontro direto nas regionais está sendo fundamental, pois promove maior interação entre os secretários de Saúde que trocam de informações. “Essa metodologia de roda de diálogo e troca de experiências contribui muito para a qualificação dos novos secretários, que atuam como protagonistas do SUS loco-regionais”, sintetiza.