COSEMS Pernambuco comemora 30 anos

09/10/2017

O Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS/PE) comemorou na última semana os 30 anos de sua fundação. A data foi festejada no 66° Encontro de Secretarias Municipais de saúde de Pernambuco em Caruaru, com o tema  “Cosems Pernambuco, 30 anos em defesa do SUS“. O evento aconteceu de 4 a 6 de outubro, no mesmo município que sediou o encontro que constituiu o COSEMS PE, três décadas atrás.

Mais de 400 participantes , dentre eles 99 secretários municipais de saúde de Pernambuco, debateram temas importantes como a nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), E-SUS gestor e implantação do caixa único. Também compôs o evento a assembléia geral do COSEMS e a reunião da comissão intergestores bipartite.

O presidente do Conasems, Mauro Junqueira, participou do primeiro dia do evento, onde parabenizou o COSEMS pela importante data. “O COSEMS PE foi um dos primeiros a se constituir como colegiado.  Esse é um  marco do movimento municipalista  na saúde e da história do Conasems – foi com o e empenho de vocês que o Conasems iniciou a construção de sua missão, bandeiras e lutas”.

A mesa de abertura contou com o presidente do COSEMS Pernambuco e diretor do Conasems, Orlando Jorge Pereira, o secretário estadual de Saúde, Iran Costa, o assessor do COSEMS e primeiro presidente do Conasems, Paulo Dantas, o secretário de saúde do Recife, Jailson Correa, dentre outra autoridades.

O Conasems foi representado na mesa de abertura pelo vice-presidente do Conasems e presidente do COSEMS Pará,  Charles Tocantins. O vice-presidente também ministrou a oficina sobre novo modelo de financiamento e gestão de recursos. “Nesse momento de crise que o país passa teremos que lutar contra a Emenda Constitucional 95. Os candidatos a presidência da república tem que assumir o compromisso de reverter essa situação de congelamento. É preciso investir em um sistema devidamente financiado”, afirmou Charles.

O vice- presidente do Conasems ainda defendeu reformas do sistema tributário e fiscal, como defendido no 2º fórum de debate do SUS. “Se queremos um equilíbrio fiscal, porque não regulamentamos os impostos a grande fortunas? Por que não tributamos os imensos lucros do mercado financeiro? O sacrifício maior deve recair sobre aqueles que ganham mais e não sobre os que mais dependem do Estado.”

O presidente do Cosems PE, Orlando Jorge, destacou a importância de voltar a Caruaru para celebrar essa data. “A história de luta do COSEMS começou nessa cidade e hoje estamos de volta para fazer de Caruaru a capital nacional do SUS”.

Ao final da cerimônia foram homenageados nomes importantes da história do COSEMS, além do lançamento do livreto comemorativo e do site da entidade. A cerimônia também contou com um vídeo apresentando a história do colegiado. Confira:

Confira a galeria de fotos

Confira o livreto e o site do COSEMS PE