Conasems debate política de assistência farmacêutica e o acesso de medicamentos no SUS

31/03/2017

Grupo de Gestores municipais de saúde, pesquisadores e técnicos se reuniram no dia 24/03/2017 em São Paulo para debater sobre a Política Nacional de Assistência Farmacêutica e o modelo de acesso a medicamentos no SUS. Na oportunidade houve apresentações dos coordenadores de pesquisa em acesso a medicamentos da UFMG, UFRGS e ENSP-Fiocruz, apontando que o SUS é o principal provedor do acesso a medicamentos e a Atenção Básica é a principal fonte de obtenção destes medicamentos pelos usuários do Sistema, além de apresentação de uma experiência exitosa na gestão Interfederativa na Assistência Farmacêutica, pelo Consórcio Paraná Saúde.

Os  participantes também debateram sobre os avanços e os principais gargalos enfrentados pelas secretarias Municipais na execução da política, fazendo uma análise das distintas modalidades de gestão do acesso a medicamentos, dentre eles o Programa farmácia Popular  do Brasil. O secretário municipal de São Paulo, Wilson Pollara, apresentou o atual cenário da AF no município e as propostas para uma nova modalidade de gestão do acesso a medicamentos utilizando a parceria com estabelecimentos farmacêuticos da rede privada.

O presidente do Conasems, Mauro Junqueira, destacou a importância da reunião e a necessidade de dar seguimento as discussões do grupo na perspectiva de apontar diretrizes para o aprimoramento da política e da qualificação da gestão do acesso a medicamentos e da gestão do cuidado aos usuários atendidos no SUS. “Nossa responsabilidade vai além da disponibilização dos medicamentos, é preciso capacitar nossos profissionais, melhorar nossas estruturas para cuidar melhor das pessoas e promover o uso correto destes medicamentos”, afirmou .

Estiveram presentes na reunião pelo Conasems o Presidente Mauro Junqueira, o Secretário Municipal de Saúde de Porto Velho – RO, Alexandre Porto, a Secretário Municipal de Saúde de Cuiabá-MT, Elizeth Araujo, o Secretario municipal de Saúde de Canindé-SE, Murilo Porto, o Secretario municipal de Saúde de Pacatuba-CE, Wilames Freire, o Secretario municipal de Saúde de Cametá-PA, Charles Tocantins, o Secretario Municipal de Contagem-MG, Bruno Diniz, e o Assessor Técnico do Conasems, Elton Chaves. Os convidados pela academia foram os Professores Augusto Guerra Junior da UFMG, Sotero Serrate Mengue da UFRGS, Vera Lúcia Luiza e Rondineli Mendes da ENSP-FIOCRUZ, além de Carlos Setti e Monica Grochoki  pelo Consórcio Paraná Saúde.