Projeto Aedes na Mira: Capacitação a distância de Vigilância em Saúde

18/06/2018

 

Um país grande e diverso precisa enfrentar desafios em saúde igualmente notáveis e variados. Para que seja assegurada a qualidade de vida da população dos 5.570 municípios brasileiros, os profissionais que estão na linha de frente do controle e prevenção das doenças transmissíveis precisam estar bem preparados e atualizados.

Na intenção de capacitar aqueles que zelam pela saúde dos brasileiros, foi formulado um modelo de capacitação a distância de Vigilância em Saúde com enfoque em ações de controle do Aedes aegypti. Essa é a segunda ferramenta disponibilizada pelo  Projeto Aedes na Mira, parceria entre Conasems e ProEpi (Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo). A ferramenta foi concebida de forma a abordar com maior profundidade os principais conceitos da vigilância em saúde,  compreendendo melhor seu papel nos serviços de prevenção e assistência do SUS.

Ao longo da capacitação serão discutidos aspectos importantes dos sistemas de vigilância de um ponto de vista local, regional, estadual e federal, além dos sistemas de informação em saúde mais relevantes para a gestão. Também será possível compreender as principais áreas de vigilância em saúde, suas formas de execução e como funciona a integração entre elas.

A ferramenta foi desenvolvida de forma a estimular a reflexão e a troca de ideias entre os participantes, com exercícios que proporcionam a fixação dos conceitos mais importantes e aplicáveis à vida prática. O objetivo é possibilitar que os profissionais se sintam mais conscientes e confiantes para executar ações bem-sucedidas de vigilância em seus municípios.

Até o momento, a ferramenta de Vigilância conta com 3210 profissionais inscritos.

Faça sua inscrição.