Brasil aqui tem SUS

CONASEMS Lança Edital da 15ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

30/04/2018

O Edital da 15ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS já está disponível para acesso no Portal do Conasems. O documento contém orientações destinadas aos Cosems e interessados em expor suas experiências durante o XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e 6º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, a se realizar de 25 à 27 de julho em Belém (PA).

A seleção dos trabalhos será feita pelos Cosems e SES-DF, que terão até o dia 20 de junho para registrar os formulários de inscrição em um link disponibilizado pelo Conasems. Cabe aos Cosems e SES-DF orientar os municípios, mobilizar os gestores e incentivar a apresentação das experiências. Os municípios terão até 10 de junho para apresentar seus trabalhos para os Cosems, conforme cronograma estabelecido no edital.

Dentre os critérios de seleção dos trabalhos, destaca-se a necessidade de valorizar experiências que contribuam para a gestão do SUS e para a garantia do direito à saúde, mesmo que não sejam inéditas. Cada estado terá uma quantidade determinada de experiências a serem apresentadas, conforme tabela no edital que contempla um quantitativo de acordo com o número de municípios. Todos os trabalhos selecionados serão apresentados oralmente durante o Congresso. Também será possível a apresentação por meio de pôsteres eletrônicos.

Os relatos serão analisados por uma banca de três avaliadores e pelo público presente, que poderá escolher a melhor apresentação em cada sala por meio de votação eletrônica.  Do total, 40 trabalhos serão premiados por temática, de acordo com 8 temas estabelecidos no edital. Eles receberão medalha e certificado de participação. Já os 14 trabalhos escolhidos pelo público presente ao Congresso, de acordo com as apresentações, receberão certificado de honra ao mérito.

Avaliadores externos irão escolher a melhor experiência por região geográfica do país, que será premiada com R$ 10 mil. Também serão responsáveis por destacar uma experiência em cada Estado que será agraciada com a realização de webdocs.  O Conasems nomeará os integrantes da avaliação externa, bem como a comissão organizadora da Mostra e os avaliadores de salas. A OPAS também dará um prêmio para a experiência de maior destaque na área de Atenção Básica, com uma viagem internacional para duas pessoas.

O presidente do Conasems, Mauro Junqueira, nomeou, dia 19 de abril, a Comissão Organizadora da 15ª Mostra, que será coordenada pela consultora Marema Patrício. A Mostra se consagrou como um importante espaço de troca de experiências bem-sucedidas no SUS. Este ano, mais de 300 trabalhos serão apresentados. Confira abaixo a composição da Comissão Organizadora da Mostra.

http://www.conasems.org.br/wp-content/uploads/2018/04/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CONASEMS-n%C2%BA-02-de-2018.pdf